RSS

Ser diferente é normal... é essencial


Podemos então dizer que o comportamento social da pessoa é influenciado pelo ambiente, onde os resultados dessa interação podem limitar ou ampliar as oportunidades do seu desenvolvimento e de suas possibilidades de integração social. Mas também é essencial que existe estimulação diferente para pessoas diferentes. Procurar ajudar e oferecer condições para que cada sujeito se desenvolva corretamente é importante.

Desde o nascimento estamos sujeitos a modificações corporais, e atrasos são sempre um desvio no caminho de qualquer um. Por isso, cada criança tem seu tempo e sua maneira de desenvolver e entender o mundo.

Poder vivenciar pela brincadeira o seu corpo em movimento é permitir que a criança se utilize do imaginário e do simbólico para ressignificar o real. A criança coloca em cena seu desejo e sua história para ser lidada pelo outro. O sujeito diz com seu corpo, com sua motricidade, com seus gestos e, portanto, espera ser olhado e escutado na transferência desde um lugar simbólico. Para isso é preciso entender que o corpo humano é efeito de linguagem e não ao contrário, sustenta-se enquanto tal pela linguagem. Ela cria um sujeito e, com ele, seu corpo e a sua motricidade. A linguagem atravessa e esvazia o corpo do gozo, enlaçando e articulando o corpo ao desejo do sujeito.

Para que a aprendizagem se processe, é necessário que ocorra o desenvolvimento dos aspectos do conhecimento de si mesmo (esquema corporal), da coordenação motora, da percepção, da orientação espaço-temporal e a linguagem. Sendo necessário vivências e experiências corporais, que são condutas motoras empreendidas e assumidas pessoalmente pela criança através de atividades.

Neste dia em que diferente é normal, devemos pensar e acreditar que é excelente ser diferente e mais primordial que existam diferenças. Temos mais cores, jeitos e trejeitos e, essencialmente, mais humanismo dentro de nós.

Deixo como dica o site abaixo:
http://www.avidacomlogan.com.br/


Priscila Straatmann Morél - priscilato@espacodomquixote.com.br
Terapeuta Ocupacional e Psicomotricista do Espaço Dom Quixote

0 comentários: