RSS

Mãe e bebê, uma linguagem especial!


A relação de linguagem entre mãe e bebê é um processo que começa no ambiente intra-uterino e que se fortalece com o nascimento e crescimento do filho. Desde as primeiras horas de vida, o bebê é um ser de comunicação, ele chora para expressar sensações e demonstrar suas necessidades. Com o amadurecimento neurológico, as possibilidades de comunicação vão aumentando, o choro vai ganhando diferentes padrões, há gritos, vocalizações e aos poucos vão surgindo as primeiras silabações.

A mãe tem grande influência no desenvolvimento da fala do seu filho. O desenvolvimento dele é favorecido pela forma com que a mãe o estimula, carrega, escuta a expressão de suas necessidades e mensagens. A comunicação afetiva que a mãe passa para o seu filho traz sentimentos de segurança, confiança, proteção, reconhecimento da existência e dá acesso à linguagem.

A fala da mãe com seu bebê é conhecida como manhês. Este termo vem do inglês motherese e pode ser definido como uma conversação especial dirigida aos bebês de até 2 anos e meio. Os principais pontos deste modo de falar são a entonação especial e a simplificação semântica e sintática, isto quer dizer que a mãe modula a sua voz de forma mais melódica e usa palavras e frases mais simples na hora de conversar com o seu bebê.

Quem ao ver uma criança não muda a sua maneira de falar? Há muitas opiniões a respeito deste fala mais infantil, será que é correto falar desta maneira com as crianças pequenas? Ou será que estaremos infantilizando e causando prejuízos de linguagem para os bebês?

O Espaço Dom Quixote estará oferecendo a Oficina A Linguagem entre Mãe e Bebê no dia 14 de maio às 19 horas para responder estas e outras dúvidas a respeito deste assunto!

Participe!

Maiores informações pelo fone (51) 3037-7167 ou e-mail recepcao@espacodomquixote.com.br


Fernanda Helena Kley - fernandafono@espacodomquixote.com.br
Fonoaudióloga do Espaço Dom Quixote
Pós-Graduanda em Neuropsicologia (UFRGS)

0 comentários: