RSS

Música, Adolescência e Timidez - Oficina de Música


A fase da adolescência é muito marcada pela música. Qual adolescente não fica horas trancado no quarto escutando música? A música alivia as tensões, evoca as mais fortes emoções e é capaz de transformar uma emoção, melhorando o estado de humor, auxilia inclusive a compreender que emoções se está sentindo, que são tantas e muitas vezes confusas nessa fase. A música tranquiliza e se torna fundamental em um momento de descoberta de si mesmo, de firmar a identidade.

A Musicoterapia para adolescentes se torna muito eficiente para trabalhar as questões emocionais e relacionadas à identidade. As canções trazem à tona questões que marcam a vida presente e\ou passada e podem trabalhar também questões relacionadas ao futuro, desejos, anseios. As canções trazem lembranças relacionadas a situações passadas, emoções, relacionamentos, que ao virem à tona podem ser trabalhadas, transformadas se preciso for. O adolescente aprende a lidar melhor com suas emoções e não se envergonhar delas.

A música auxilia em todos os âmbitos do desenvolvimento: emocional, social, cognitivo e motor. Muito comum é a timidez nessa fase de mudanças, de introspecção, que atrapalha a interação com as pessoas. Na Musicoterapia são duas pessoas ou mais interagindo através da música que oferece um espaço de expressão, de deixar a timidez de lado e saber se colocar. O cantar e a improvisação desafia o adolescente a se colocar, convoca quem é muito tímido a se expor. Desenvolve-se habilidades e atitudes de autonomia, enfrentamento, defesa, cooperação, atenção e respeito com o outro, muitas vezes indiretamente e de forma mais prazerosa (com música!). Habilidades essas necessárias nas interacões do dia a dia, seja na família, na escola, com amigos e em um futuro mercado de trabalho. Na música se vivencia situações que em seu dia-a-dia irá enfrentar e saber se colocar na música permite que o adolescente consiga se colocar também no meio social.

A música oferece segurança. Em uma canção conhecida sabe-se o que está por vir, e no desconhecido, a repetição oferece segurança para encarar o novo. A canção é uma estrutura organizada com início, meio e fim, que permite retornar ao estribilho, repetir um trecho preferido, ir e vir. O retornar ao trecho conhecido é uma fonte de segurança para encarar partes desconhecidas da canção, uma nova estrofe. A repetição da canção se dá nos estribilhos, nos refrões, nas estrofes, na coreografia, nos padrões ritmicos, melódicos e harmônicos, etc, ela incentiva a autoconfiança, a segurança.

É preciso estar confiante e seguro para conseguir se colocar bem perante os outros, para sair da introspecção. Outro ponto fundamental é a autoestima que a música promove ao conseguir realizar uma atividade com sucesso.

Sentindo-se mais seguro para encarar as situações do dia a dia, com a autoestima elevada, as emoções mais estáveis e mais independente, além de ter aumentado a criatividade para enfrentar os problemas, a música oferece os recursos necessários para o adolescente deixar a timidez de lado.

Além das sessões individuais de Musicoterapia, o Espaço Dom Quixote em 2012 está oferecendo a Oficina de Música para adolescentes, onde serão oferecidas novas experiências, novos contatos e novas maneiras de se colocar. Serão realizadas atividades que irão proporcionar o conhecimento de instrumentos e músicas diversas, o tocar e cantar em conjunto, improvisações, composições inusitadas, onde cada um participará com o seu potencial, enriquecendo o grupo.

Além de muita diversão, a música auxilia a deixar a timidez de lado e a se tornar mais extrovertido, seguro, dinâmico e criativo, características fundamentais nos dias de hoje.

Informe-se!

Luciana Steffen - lucianamt@espacodomquixote.com.br
Musicoterapeuta do Espaço Dom Quixote

0 comentários: