RSS

Início de ano, muitas expectativas!


Texto publicado pela psicopedagoga Clarissa Paz de Menezes no encarte Sala de Aula do Jornal VS no dia 29 de fevereiro de 2012.

E iniciou-se mais um ano letivo. E assim como todo início, ele vem com muitas expectativas: Como serão os alunos? Haverá alguma inclusão? Saberei lidar com as questões apresentadas pela professora anterior? Esse será um ano bom ou um ano ruim?

Há também um questionamento que acomete professores e alunos: Darei conta? A cada ano que se inicia juntamente começam as cobranças, tanto para professores quanto para alunos. Cada vez mais os professores tem que dar conta de uma demanda maior dentro da sala de aula, tendo muitas vezes que ser muito mais do que apenas professores, mas também psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, enfermeiros, entre muitos outros, para conseguir dar conta de toda a demanda apresentada pelos alunos.

São principalmente questões como o bullying, dificuldades de aprendizagem, inclusão e indiciplina que vem tirando o sono dos professores. Há muitas cobranças dos pais e das escolas para que estas demandas sejam solucionadas. Fato este que já assusta os professores desde os primeiros dias de aula. Mas como diz o dito popular: para tudo se dá um jeito.

Mas como? O professor nao consegue e nem pode fazer tudo sozinho, ele precisa de apoio. É importante também ir em busca de formação constante, da mesma maneira que nossos alunos são ávidos por aprender matérias novas, o professor também deve sair em busca de novas aprendizagens. Há atualmente diversos cursos presenciais e à distância que conseguem suprir as necessidades do professor.

Muitas vezes o professor também precisa de ajuda para lidar com as suas dificuldades ao trabalharem com as crianças. Normalmente a demanda da escola é tão grande que é dificil de dar conta de tudo, neste caso o professor pode e deve buscar orientação em outros espaços. Há atualmente psicopedagogas que oferecem supervisão para os professores, ouvindo as necessidades dos mesmos e auxiliando-os a encontrar as melhores soluções para as dificuldades encontradas.

Ser professor é um dom, é comum escutarmos isso, mas mesmo sendo um dom, é importante estar em constante reciclagem sempre em busca de melhorar a qualidade de trabalho e em consequência disto, a qualidade de vida.

Clarissa Paz de Menezes clarissapp@espacodomquixote.com.br
Professora e Psicopedagoga do Espaço Dom Quixote

0 comentários: