RSS

A escola na era da informática


Cada dia mais a informática faz parte das vidas de alunos e professores. O que era antes apenas uma ferramenta de diversão e pesquisa para trabalhos escolares, pode se tornar uma poderosa ferramenta no processo de ensino/aprendizagem de nossas crianças, visto cada vez mais crianças de diferentes classes sociais tem acesso a computadores e internet.

Há projetos governamentais como o UCA (Um Computador por Aluno) que distribui notebooks para os alunos e professores de escolas públicas. Há ainda um projeto que dará Tablets para os professores de ensino médio da rede pública nacional, sem contar que já há escolas particulares pedindo tablets e notebooks na lista de material escolar.

Este movimento todo faz com que nós, professores, precisemos estar mais ligados nesse mundo e interados no que se passa com ele e quem sabe até aderir ao que ele oferece para que consigamos nos conectar melhor com nosso aluno e usar o computador como nosso aliado.

Twitter (www.twitter.com), Facebook (www.facebook.com), Myspace (www.myspace.com), Google+ (plus.google.com), Tumbrl (www.tumbrl.com) e Orkut (www.orkut.com), entre outras, estão na tela da gurizada, mas o que é isso? E como posso usá-lo nas aulas? São todas ferramentas de redes sociais que servem para divulgar e dividir diferentes idéias, pensamentos e sentimentos. Nós, professores, podemos usá-las para divulgar datas de provas e trabalhos, dar dicas sobre matérias trabalhadas, livros a serem lidos e até mesmo para nos comunicarmos com nossos alunos. Quem sabe mandar um tweet elogiando sobre um trabalho bem feito? Ou uma imagem no Tumbrl com uma foto da turma fazendo uma atividade legal? O e-mail também pode ser utilizado para envio de tarefas.

Agora é com nós, professores, visitarmos cada uma dessas redes e descobrirmos como elas podem ser úteis dentro da nossa sala de aula. O Youtube já saiu na frente e criou um canal educacional para escolas, onde todo o conteudo foi filtrado para este uso, o Youtube for Schools (www.youtube.com/school). Há também o Youtube for Teacher (www.youtube.com/teacher) que visa auxiliar os professores a utilizarem Youtube como ferramenta educacional. Uma simples pesquisa no Google pode ser de grande ajuda para descobrirmos como utilizar estas redes sociais dentro de sala de aula, pois normalmente os professores quando as utilizam veem o resultado positivo e divulgam sua experiência! E nada melhor aprender com idéias que dão certo! No Twitter existem muitos usuários que espalham essas e outras idéias como: @canaldoensino, @educarmelhor, @pensaraeducacao, @nova_escola, entre outros.

Mãos a obra e boa sorte!


Clarissa Paz de Menezes - clarissapp@espacodomquixote.com.br
Psicopedagoga do Espaço Dom Quixote

0 comentários: