RSS

Meu filho está mordendo ou sendo mordido pelo coleguinha: o que fazer?

Mordida: este é certamente um assunto que já gerou dúvidas para mães e pais que tem filhos em berçários e escolas de Educação Infantil. Claro, ninguém gosta de ver aqueles sinais doloridos na pele de seu pequeno e, provavelmente, fica com muita vergonha quando foi seu filho que “abocanhou” o coleguinha. Mas, como qualquer um corre esse risco, é preciso entender o que significam as mordidas para crianças em período pré-escolar.




Antes de tudo, é preciso considerar que para a criança a mordida não é uma arma, como seria para um adulto. É, sim, uma forma de expressão. Desde que o bebê nasce, é pela boca que ele percebe o mundo. Não apenas pelo ato de sucção e das mamadas, mas pelo choro, pelo riso, pelo balbuciar. À medida que cresce e com o surgimento dos dentes, esse processo continua e morder também passa a ser uma forma de interagir com o mundo, de perceber a consistência de um objeto e também de provocar reações. Os adultos também fazem isso ao dar mordidas carinhosas nas crianças.


Portanto, para compreender as mordidas, é necessário levar em conta o contexto em que ocorrem. Geralmente, estão associadas ao sentimento de contrariedade, de frustração, de ansiedade, de raiva, de ciúmes, de busca de atenção. A grande maioria das crianças entre um e três anos lançará mão desse recurso para tentar se defender e se fazer compreender pelo outro, já que ainda não consegue se utilizar das palavras para esse mesmo fim.


Seja qual for a causa, é importante não taxar a criança de mordedora, porque isso vai gerar a expectativa de que ela volte a morder, o que pode realmente levar a mais mordidas. O melhor é tratar o fato com tranqüilidade e mostrar à criança que o que ela faz provoca dor, machuca. Além disso, é essencial ensinar que existem outras formas de expressar seus sentimentos. Ensine para seu filho que os dentinhos servem para morder a comidinha, a maçã, a pizza, e não para morder o amigo. Ensine que, quando ele estiver bravo, ele pode, ao invés de morder, dizer "triste", "bravo". Além do mais, logo que a mordida acontecer, você deve explicar para a criança porque ela mordeu e mostrar uma forma diferente dela se expressar, isso será mais significativo do que uma simples bronca.




Fabíola Scherer Cortezia - fabiola@espacodomquixote.com.br

Psicóloga do Espaço Dom Quixote

Especialista em Infância e Adolescência

0 comentários: