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2011 está chegando ao fim!



"Então é Natal...
E o que você fez...
O ano termina ...
E nasce outra vez."

A equipe do Espaço Dom Quixote deseja a todos nossos clientes, pacientes, amigos e colaboradores um excelente Natal! Que cada um possa fazer desta data um momento de reflexão na busca pelo bem!


Agradecemos o carinho e a confiança depositadas em nosso trabalho durante o ano de 2011, que foi muito especial e gratificante para nós do Espaço Dom Quixote! Foi um prazer para nossa equipe atender o seu filho da melhor maneira possível ou ministrar um curso para você, dividindo o nosso conhecimento e buscando ajudá-lo nas questões relacionadas à infância e adolescência.


Desejamos que 2012 seja repleto de realizações para todos e podem ter certeza de que continuarão contando com nossa dedicação, nosso trabalho duro e nossa busca constante de oferecer o melhor para você, seu filho ou sua escola!


Boas festas e contem conosco em 2012!

Doença genética rara: Síndrome de Jacobsen e uma aprendizagem linda


Conheci a Síndrome de Jacobsen através de uma menina que chegou acompanhada dos pais para atendimento psicomotor. Sem saber muito do que se tratava, porque existe pouca literatura, principalmente de terapia ocupacional e psicomotricidade, solicitei auxílio aos pais que me relataram um pouco mais. Meu pequeno tesouro (pra mim de descobertas) é uma linda, doce e esperta menina de oito anos de idade. Tem múltiplos atendimentos como fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, equoterapia, neurologia.

Minha pequena paciente tem a Síndrome de Jacobsen que é uma síndrome rara de genes contíguos causada pela deleção terminal do braço longo do cromossomo 11. Resultando em um fenótipo complexo caracterizado por atraso de desenvolvimento neuropsicomotor, anomalias crânio – faciais, defeitos cardíacos variados e discrasias sanguíneas. Sabe-se hoje que existem mais de 200 casos relatados e tendo como prevalência estimada em 1/100,000 nascimentos, com relação feminino/masculina de 2:1. Ainda desconhece-se a expectativa de vida.

As características clínicas mais comuns incluem retardo no crescimento pré e pós-natal, retardo psicomotor e um dimorfismo facial característico (deformidades de crânio, hipertelorismo, ptose palpebral, coloboma, fendas palpebrais, epicanto, ponte nasal larga, nariz curto, boca em forma de V e pequenos, de conjunto baixo e posteriormente rodado nas orelhas). Função plaquetária anormal, trombocitopenia ou pancitopenia geralmente estão presentes ao nascimento. Pacientes geralmente têm malformações do coração, dos rins, do trato gastrointestinal, sistema genital, nervoso central e esqueleto. As anomalias oculares, auditivas, imunológicas, hormonais também podem estar presente.

Nossa! Ela me ensinou tudo isso em poucos meses, e eu acrescentei o que a ela? Muita coisa. Estamos conseguindo aprimorar os traços e movimentos motores finos e amplos, aumentar a capacidade de concentração e exploração de materiais com texturas diferentes. Além de aprender a cantar e dançar com maior desenvoltura usando as roupas do baú de fantasia, melhorando cada vez mais o processo criativo da minha linda bonequinha.

E assim continuamos.


Priscila Straatmann Morél - priscilato@espacodomquixote.com.br
Terapeuta Ocupacional e Psicomotricista do Espaço Dom Quixote

Meu filho está mordendo ou sendo mordido pelo coleguinha: o que fazer?

Mordida: este é certamente um assunto que já gerou dúvidas para mães e pais que tem filhos em berçários e escolas de Educação Infantil. Claro, ninguém gosta de ver aqueles sinais doloridos na pele de seu pequeno e, provavelmente, fica com muita vergonha quando foi seu filho que “abocanhou” o coleguinha. Mas, como qualquer um corre esse risco, é preciso entender o que significam as mordidas para crianças em período pré-escolar.




Antes de tudo, é preciso considerar que para a criança a mordida não é uma arma, como seria para um adulto. É, sim, uma forma de expressão. Desde que o bebê nasce, é pela boca que ele percebe o mundo. Não apenas pelo ato de sucção e das mamadas, mas pelo choro, pelo riso, pelo balbuciar. À medida que cresce e com o surgimento dos dentes, esse processo continua e morder também passa a ser uma forma de interagir com o mundo, de perceber a consistência de um objeto e também de provocar reações. Os adultos também fazem isso ao dar mordidas carinhosas nas crianças.


Portanto, para compreender as mordidas, é necessário levar em conta o contexto em que ocorrem. Geralmente, estão associadas ao sentimento de contrariedade, de frustração, de ansiedade, de raiva, de ciúmes, de busca de atenção. A grande maioria das crianças entre um e três anos lançará mão desse recurso para tentar se defender e se fazer compreender pelo outro, já que ainda não consegue se utilizar das palavras para esse mesmo fim.


Seja qual for a causa, é importante não taxar a criança de mordedora, porque isso vai gerar a expectativa de que ela volte a morder, o que pode realmente levar a mais mordidas. O melhor é tratar o fato com tranqüilidade e mostrar à criança que o que ela faz provoca dor, machuca. Além disso, é essencial ensinar que existem outras formas de expressar seus sentimentos. Ensine para seu filho que os dentinhos servem para morder a comidinha, a maçã, a pizza, e não para morder o amigo. Ensine que, quando ele estiver bravo, ele pode, ao invés de morder, dizer "triste", "bravo". Além do mais, logo que a mordida acontecer, você deve explicar para a criança porque ela mordeu e mostrar uma forma diferente dela se expressar, isso será mais significativo do que uma simples bronca.




Fabíola Scherer Cortezia - fabiola@espacodomquixote.com.br

Psicóloga do Espaço Dom Quixote

Especialista em Infância e Adolescência

Breve reflexão sobre a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)


“O que perturba o ser humano não são os fatos, mas a interpretação que ele faz dos fatos"
Epitetus - Sec.I

- A TCC, surgiu no início da década de 60 por Aaron Beck (psiquiatra) seus primeiros trabalhos foram direcionados ao estudo da Depressão;

- É uma abordagem terapêutica orientada ao presente, focal (metas/objetivos) e estruturada;

- O ponto de partida do tratamento é a fonte do sofrimento do paciente;

- A TCC é baseada no conhecimento Empírico da psicologia e está sempre em constante experimento/pesquisa para comprovação de sua eficácia nos diferentes Transtornos psicológicos;

- Trabalhamos com o empirismo colaborativo, ou seja, o psicoterapeuta e o paciente trabalham juntos na busca da resolução do problema.

PRESSUPOSTOS BÁSICOS DA TCC

“A abordagem cognitiva focaliza o trabalho terapêutico sobre os fatores cognitivos que estão na etiologia e na manutenção de determinada psicopatologia, já a abordagem comportamental, através do conhecimento sobre as leis gerais do comportamento, proporciona a compreensão dos fatores que o mantêm possibilitando meios de alterar condições inadequadas.”
(BAHLS, S.C & NAVOLAR, A.BB., 2004 )

TRÍADE COGNITIVA

- VISÃO DE SI: percepção de si mesmo;

- VISÃO DOS OUTROS/MUNDO: experiências a sua volta/o que lhe transmite;

- VISÃO DO FUTURO: o que se espera que aconteça.

Exemplo: Paciente com Depressão

- Visão de si: inapropriado, feio, errado...

- Visão dos outros/mundo: frustrante, falso...

- Visão do futuro: ruim, sofrido...

A premissa da TCC é que há relação na maneira em que sentimos (emoções), nos comportamos e pensamentos (cognição) e estas implicam diretamente no funcionamento (situações) normal do ser humano. Situações do cotidiano podem ser interpretadas de diferentes formas pelas pessoas, manifestando em suas ações e sentimentos. Exemplos de emoções, comportamentos, pensamentos (cognição) e reações fisiológicas que podem estar disfuncionais no paciente:

- Emoção: Tristeza, ansiedade, alegria, descontentamento, irritação, angústia

- Comportamento: Chorar, gritar, não fazer algo, mentir, elogiar, comer, dormir

- Pensamento (cognição): “Sou bonita”, “ As pessoas são cruéis”, “ Será que vou conseguir”

- Reações fisiológicas: Sudorese, taquicardia, dor de estômago

CICLO QUE SE RETROALIMENTA

Ex: Paciente com DEPRESSÃO

Situação: Escola – Nota ruim na prova
Pensamento : “Sou péssima”, “Sou incompetente”
Emoção: tristeza/ansiedade

Comportamento: Chorar/isolar-se/não fazer
Reações fisiológicas: respiração ofegante, taquicardia, dor de estômago

Para ajudar o paciente nesta situação... RESUMIDAMENTE A TCC BUSCA...

Auxiliar o paciente na mudança/correção dos pensamentos distorcidos ou disfuncionais, para que ele se sinta melhor emocionalmente e para que se comporte de maneira mais produtiva na busca de suas metas/desejos.


Fernanda Soares Fernandes - fernandapsico@espacodomquixote.com.br
Psicóloga do Espaço Dom Quixote
Especialista em Psicologia Clínica – TCC

Marketing Infantil


Ótimo texto sobre a temática do marketing voltado para o público infantil e o impacto que esta prática gera no comportamento de crianças e adolescentes.

O impacto negativo do marketing infantil

Somos a sociedade do consumo. Um dos nossos principais imperativos é consumir. A ampliação do mercado de consumo brasileiro tem sido essencial na política econômica atual. Consumo é estímulo para desenvolvimento econômico. Mas até que ponto é saudável consumir tanto? Para o planeta é catastrófico, pois a quantidade de lixo gerada pelo consumo é absurda, além da utilização de recursos naturais até o seu fim. Sabemos que não há como reciclar tudo eternamente. Porém, para a economia de mercado o consumo é ótimo. E para os consumidores? É bom consumir muito? Até que ponto o que é consumido tem sido fundamental para nos definir?

O desenvolvimento das sociedades no século XX foi marcado pela ampliação do consumo para grandes segmentos sociais ligado ao desenvolvimento dos sistemas de comunicação social, ao aparecimento das classes sociais intermediárias do capitalismo contemporâneo e às transformações técnicas ocorridas nas esferas de produção, esta última responsável pela formação de um mercado de bens de consumo efetivamente massificado.

O consumo humano está ligado ao desejo. Desejo de possuir, usufruir, satisfazer. O consumo surge a partir de nossas necessidades básicas: comer e vestir. Porém, a partir do momento que nascemos também temos nossas necessidades supérfluas. Há produtos feitos especificamente para o consumo de todas as pessoas. Um dos grandes hits atualmente no mundo dos bebês é atummy tub, uma banheira terapêutica que emula a posição fetal e relaxa o bebê. Óbvio que é um produto extremamente caro. Porém, é mais uma demanda que surge, pois é comum bebês chorarem durante o banho e alguém precisava solucionar isso por meio de um produto. Mudam as necessidades humanas expressas pelo consumo. Mudam os processos de compra e acumulação.

A publicidade é a primeira indústria criada exclusivamente para a promoção do consumo. Agora o consumidor deve ser motivado, seduzido a adquirir tal produto ao invés de outro. Neste caso, o discurso da publicidade passa a se autonomizar das características utilitárias do produto em favor de associações que se referem a universos simbólicos que extrapolam o próprio valor de uso dos bens que deseja promover. Dessa maneira a publicidade desloca o foco do utilitarismo do produto e busca o campo do simbólico para seduzir o consumidor. O produto passa a ser também mediador de relações sociais, pois dentro da estrutura capitalista o ter significa ser.

Muitas vezes acabamos não sabendo por que compramos um produto específico. Qual a diferença entre desejo espontâneo e apelo de mercado? As crianças sabem distinguir o que está por trás da publicidade? Ou o objetivo é continuar formando mais ávidos consumidores? A publicidade possui uma avançada tecnologia de persuasão. Onde está a ética ao focar crianças como consumidoras? Afinal, sabemos que crianças ainda não têm o desenvolvimento cognitivo e pensamento crítico completamente desenvolvidos, e muitas vezes não diferenciam um programa de tevê de um comercial. Embora, de acordo com a lei, as crianças não possam comprar um automóvel ou um celular, elas são abordadas diretamente pela publicidade como plenas consumidoras. Basta ver a quantidade de propagandas de celulares com crianças e as propagandas de carro em que pais pegam os filhos na escola.


Para acessar o texto completo, clique aqui:

http://www.amalgama.blog.br/10/2011/marketing-infantil/


Daniele Santeti - danielenutri@espacodomquixote.com.br

Nutricionista do Espaço Dom Quixote

Mestranda em Saúde da Criança e do Adolescente - UFRGS


Dieta Sensorial


Você certamente precisa sacudir o joelho ou mascar um chiclete para ficar acordado ou mergulhar em uma banheira de água quente para relaxar, certo? E certamente você nunca pensou que crianças também precisam de algo para se engajar na estabilização, focando-se em suas atividades. É cada vez mais freqüente déficits sensoriais entre crianças e adultos. Apresentando variações de leve a graves e que podem beneficiar-se de uma dieta sensorial personalizada.

Na dieta sensorial, que pode ser comparada a uma dieta alimentar, as crianças precisam comer regularmente para manter sua energia e foco. Porém, ao invés de comida temos um regime de atividades planejadas e programadas para estimular as várias sensações a serem experimentadas ao longo do dia. Com o objetivo de ajudar a criança a conhecer suas necessidades de processamento sensorial e sentir-se calma, alerta e organizada na maior parte do tempo, sendo que os efeitos são imediatos e cumulativos, pois ajudam a reestruturar o sistema nervoso da criança.

Auxilia em situações como:

- tolerar sensações e situações desafiadoras;
- regular o seu estado de alerta e aumentar a capacidade de atenção;
- lidar com as transições com menos estresse.

É altamente recomendável que você procure um terapeuta ocupacional especialista em questões de processamento sensorial. Esta dieta deve abordar os sete sentidos (propriocepção, vestibular, tato, audição, visão, olfato e gustação).

Alguns ingredientes importantes e divertidos:

- Abraço sanduíche;
- Empurrar e puxar;
- Pular amarelinha ou pular no mini trampolim;
- Massagem firme;
- Balançar / girar o corpo;
- Dar cambalhotas;
- Movimentar o corpo;
- Água com gás – bolinhas na boca, gostos e texturas de alimentos diferentes;
- Brincar com texturas (sabonete ou creme de barbear espumoso e adicionar areia para textura extra, caixa com arroz e feijão para brincar, massa de biscoito, pintura a dedo);
- Vestir-se;
- Pintura de rosto;
- Entrar em contato com a natureza;
- Passatempos táteis (tecer, costurar, esculpir);
- Ir para a rua e ouvir os ruídos;
- Incentivar a musicalidade e dar algum comando;
- Explorar os cheiros;
- Envolver a criança na preparação dos alimentos.

Deixo uma pequena amostra de dieta sensorial criado para uma criança com transtorno de processamento sensorial (http://sensorysmarts.com/sensory_diet_activities.html). A receita deve ser individualizada e modificada com freqüência para atender às necessidades. O tratamento fica completo com um programa voltado para a escola também.

Pela manhã:
- Massagem podal para ajudar a acordar;
- Ouvir um CD tranquilizador;
- Usar escova de dentes que vibre e / ou escova de cabelos que vibre;
- Comer cereal crocante com frutas e algumas proteínas;
- Rotação sobre Dizzy Disco Jr. como indicado (disco de equilíbrio);
- Salto em mini-trampolim como indicado.

Depois da escola:
- 30 minutos na pracinha;
- Empurrar carrinho de supermercado;
- Movimentos de balanço e giro, conforme indicado;
- No mini trampolim fazer com que lance brinquedos em uma cesta ao saltar;
- Massagem podal para reorganizar, andar de carrinho de mão;
- Fazer exercícios de bola, conforme indicado;
- Ouvir um CD tranqüilizador;
- Trabalho Oral - sugar líquidos de espessura através de um canudo, mastigar lanches crocantes ou mascar chiclete antes e / ou durante as atividades de mesa.

Na hora do jantar:
- Ajudar a cortar, cozinhar, misturar ingredientes, etc;
- Ajudar a organizar a bandeja, usando as duas mãos para carregar;
- Comer alimentos crocantes.
À noite:
- Tempo para a família: projetos de barro, de pintura, etc;
- Banho quente com bolhas e óleo essencial calmante;
- Massagem durante o tempo de leitura.


Priscila Straatmann Morél - priscilato@espacodomquixote.com.br
Terapeuta Ocupacional e Psicomotricista do Espaço Dom Quixote