RSS

15 de Setembro - Dia do Musicoterapeuta


A Lei nº 7.177, de 30 de abril de 1991 de São Paulo, institui o "Dia do Musicoterapeuta", decretada por Luiz Antônio Fleury Filho, então governador de São Paulo. A data é comemorada em todo o país.

Confira nas rádios abaixo a participação da Associação de Musicoterapia do Rio Grande do Sul e outros Musicoterapeutas, como a Musicoterapeuta do Espaço Dom Quixote, Luciana Steffen nos programas:

- Rádio Progresso – Programa da manhã
Horário: das 10h15min às 11h30min.

- Rádio ABC 900am - Programa Panorama
Horário: das 14h30min às 16h.

A profissão de Musicoterapeuta, que exige curso superior em Musicoterapia, data um pouco mais de 60 anos e, no Brasil, mais de 30 anos. A profissão está se expandindo cada vez mais e conquistando seu lugar. Já está inserida na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações, código 2239-15), e busca sua regulamentação. No dia 31 de março desse ano, foi realizado o Encontro Nacional dos Trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), onde a Musicoterapia foi inserida como “Categorias Profissionais reconhecidas para atender as Especificidades dos serviços”. Assim, o SUAS passa a oferecer Musicoterapia à população.

A Musicoterapia, segundo a Federação Mundial de Musicoterapia, é a utilização da música e/ou de seus elementos constituintes, ritmo, melodia e harmonia por um Musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, em um processo destinado a facilitar e promover comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, a fim de atender as necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas. A Musicoterapia busca desenvolver potenciais e/ou restaurar funções do indivíduo para que ele alcance uma melhor qualidade de vida, através de prevenção, reabilitação ou tratamento.

O Musicoterapeuta faz uma leitura do comportamento musical do paciente e intervém musicalmente, buscando atingir os objetivos terapêuticos traçados, seja aprimorar a comunicação e a fala, a capacidade motora, a sociabilidade, a capacidade intelectual e/ou o desenvolvimento emocional. Dizem grandes autores que a música expressa o que não conseguimos dizer em palavras. Ela também proporciona grande prazer e é capaz de ativar todas as áreas do cérebro, trazendo importantes ganhos para seu desenvolvimento.

Informe-se!


Luciana Steffen – lucianamt@espacodomquixote.com.br
Musicoterapeuta do Espaço Dom Quixote

0 comentários: