RSS

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla



Do dia 21 a 28 de agosto de 2011 será comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e várias atividades em todo o País serão realizadas para ampliar o conhecimento a cerca das questões da deficiência e sua inclusão no meio social.

O Espaço Dom Quixote também está realizando atividades especiais nesta semana:

- Na terça-feira dia 23 de agosto às 19 horas, haverá a quarta palestra do Ciclo de Palestra sobre Síndrome de Down com o tema "Terapia Ocupacional e Psicomotricidade: socialização, estimulação e vivência";

- Dos dias 24 a 27 de agosto, alguns integrantes do Espaço Dom Quixote estarão participando do Congresso Internacional sobre Autismo em Curitiba - PR apresentando, em mesa redonda, os resultados da pesquisa realizada com as crianças que participam do grupo da Ambientoterapia;

- Dia 25 de agosto no município de Charquedas, haverá curso sobre "Inclusão" para os professores da rede municipal em uma parceria com a APAE deste município.

O tema da Semana neste ano é "A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha coragem de ser diferente."

A inclusão das pessoas com deficiência é fundamental para que seja cumprido a exigência de educação para todos, com qualidade de educação. A inclusão escolar e a inclusão social transformam não apenas a pessoa com deficiência, mas toda a sociedade se modifica, ampliando o respeito às diferenças. Todos têm as suas potencialidades e podem contribuir para o desenvolvimento da nossa sociedade.

Lugar de criança com deficiência é na escola, local que deve ter condições de atender a todos e somar esforços para garantir condições educacionais a todos.


Fonoaudióloga do Espaço Dom Quixote

Pós-Graduanda em Neuropsicologia (UFRGS)

0 comentários: