RSS

O que fazer nas férias?


Os filhos estão de férias? Os próximos dias serão de descanso para as nossas crianças, mas também um tempinho a mais para brincar, se divertir, visitar avós, fazer passeios e programações especiais.

Aí surge a dúvida... como proporcionar aos filhos brincadeiras e passeios que possam ser vivências importantes, que auxiliem no seu desenvolvimento e que tragam ensinamentos de vida? O primeiro passo é se programar... os pais terão férias também? Ou este privilégio é só das crianças?

Se os pais não podem acompanhar as crianças nestes dias de folga, é importante que se determine com os cuidadores (avós, babás) dos pequenos um cronograma de atividades. Nada de ficar o dia inteiro na frente da televisão, as crianças atualmente já ficam mais do que o necessário olhando desenhos, às vezes nem muito apropriados.

Por que não pensar em atividades com música e dança? As crianças podem inventar uma apresentação para depois da hora do jantar! Estimula a oralidade, a expressão artística, movimento, ritmo, coordenação motora, gosto pela música.

Ou quem sabe umas rodadas de contação de histórias? Os livros são formas excelentes de se estimular a linguagem compreensiva, ampliar o vocabulário, estimular a criatividade, o senso crítico, o gosto pela leitura. Além das crianças apenas escutarem a história, elas também podem criar a sua própria história, se tornarem protagonistas do seu conto de fadas. Criar pequenas poesias também agradará as crianças, conhecer rimas e criar novas pode ser muito divertido.

Se há a possibilidade de passeios externos, vá a lugares em que a criança possa aproveitar o espaço livre. Pular, correr, subir e descer, sair um pouco da rotina urbana. Lugares em que haja muito o que observar e assim questionar o que estão vendo, como são os objetos, natureza, animais, tudo conforme o local em que estiverem. Nessa conversa é estimulada o senso de observação, a troca de informações, formulação de frases, discurso e ainda é possível ver como a criança interage com o ambiente.

Aproveite este dias e proporcione às crianças situações diferentes da rotina escola-casa. Com certeza elas irão gostar!


Fernanda Helena Kley - fernandafono@espacodomquixote.com.br
Fonoaudióloga do Espaço Dom Quixote
Pós-Graduanda em Neuropsicologia (UFRGS)

0 comentários: