RSS

Intolerância à lactose



A intolerância à lactose se dá quando ocorre a inabilidade transitória ou permanente de absorção da lactose. É o desequilíbrio entre a quantidade de lactose ingerida e a capacidade de hidrólise pela lactase, uma enzima responsável pela degradação da lactose presente no leite e derivados.


A intolerância à lactose é uma condição distinta da alergia à proteína do leite de vaca, sendo esta relacionada ao sistema imunológico.


Define-se como uma síndrome clínica com uma ou mais das seguintes características: dor abdominal, diarréia, náuseas, flatulência e distensão abdominal após a ingestão de lactose ou de preparações que a contenham! A quantidade de lactose que irá desencadear sintomas dependerá da quantidade consumida, do grau de deficiência da lactase e da forma como é ingerida (tipo de preparação).


Não existem recomendações nutricionais específicas para crianças e adolescentes com intolerância à lactose. O tratamento deve ser individualizado, uma vez que o grau de deficiência da lactase difere de uma pessoa para outra, sendo toleradas quantidades variáveis de lactose na dieta. É indicado o uso de produtos a base de substitutos do leite como a soja e o arroz.


É importante lembrar: crianças que evitam o consumo de leite e derivados tendem a ingerir menor quantidade de cálcio do que o recomendado, mineral que está associado à mineralização óssea. É indicado acompanhamento médico e nutricional para a avaliação da necessidade de eventual suplementação deste mineral.



Daniele Santetti - danielenutri@espacodomquixote.com.br
Mestranda em Saúde da Criança e do Adolescente PPGSCA/UFRGS
Nutricionista do Espaço Dom Quixote

0 comentários: