RSS

Terapia Ocupacional e Ambientoterapia


A ambientoterapia compreende todos os elementos do ambiente que tenham algum impacto sobre o paciente, principalmente nas rotinas da vida diária, visando oferecer possibilidades de relações humanas. A equipe transdisciplinar do Espaço Dom Quixote se dispõe a criar um ambiente terapêutico onde haja trocas afetivas entre eles e o meio, além de assegurar a construção de novos conhecimentos. O tratamento de transtornos mentais e emocionais não envolve simplesmente um processo de diagnóstico e cura, como vislumbravam algumas áreas clássicas do conhecimento científico.

Dentro desse programa, a Terapia Ocupacional faz uso de atividades que vão desde a simples exploração do ambiente até atividades que representam as situações da vida, tendo como foco desenvolver o potencial individual de cada sujeito pela atividade do brincar, quando se trata de crianças pequenas. Pois para elas, a brincadeira é pouco variada e criativa, permanecendo sempre a estrutura de rotina que organiza e o novo leva tempo a ser aceito e experenciado. Ao longo do tratamento as atividades devem acompanhar as progressões de cada criança.

Além disso, aprimorar a comunicação, reduzir os comportamentos exacerbados e promoção da independência, utilizando-se para isso a educação. Então, no tratamento terapêutico ocupacional utiliza-se a integração sensorial e a terapia comportamental com grandes resultados para público autista.

O viés da transdisciplinariedade permite ao terapeuta ocupacional entender o sujeito como um todo. Através do auxílio dos outros olhares da equipe – composta por psicólogas, terapeuta ocupacional, psicomotricista, psicopedagoga, fonoaudióloga, musicoterapeuta e nutricionista – é possível montar um programa de tratamento objetivo e individualizado, mas pensando e trabalhando o coletivo também.

Entre em contato para mais informações sobre a Ambientoterapia


Priscila Straatmann Morél - priscilato@espacodomquixote.com.br
Terapeuta Ocupacional e Psicomotricista do Espaço Dom Quixote

0 comentários: