RSS

Dom Quixote Responde


Pergunta: "Quais são as técnicas ou tratamento para a taquifemia?"

Em postagem anterior, já foi comentado o que é taquifemia e quais as características observadas em quem apresenta este distúrbio. Normalmente a queixa do paciente está relacionada à velocidade de fala aumentada, parece tropeçar nas palavras, não consegue articular cada palavra separadamente e, por isso, muitas vezes não é entendido.

O tratamento deve ser procurado sempre que a pessoa não se sentir à vontade com a maneira com que fala, se a fala interferir no seu desempenho acadêmico, profissional e nas relações sociais. Essa condição também pode ser observada em crianças, e os pais devem estar atentos se as alterações na fala persistirem por mais de alguns meses.

Os exercícios realizados envolvem o desenvolvimento da consciência de sua fala, articulação mais precisa e com movimentos mais amplos e aprimoramento da coordenação pneumo-fono-articulatória. Alguns exercícios como fala compassada, prolongamento das vogais, atenção ao final das palavras e sílabas são utilizados em conjunto com estratégias de feedback auditivo (escutar a própria voz ampliada) ou mascaramento (inibir a percepção da sua fala) . A escolha dos exercícios é feita pelo fonoaudiólogo após a avaliação do caso e cada terapia é individual e engloba as necessidades de cada um.


Fernanda Helena Kley - fernandafono@espacodomquixote.com.br
Fonoaudióloga do Espaço Dom Quixote
Pós-Graduanda em Neuropsicologia (UFRGS)

0 comentários: