RSS

Missão Pais II: slingar um bebê


Sling, slingar... o que é isso? "Slingar" um bebê é transportá-lo junto ao corpo, sustentado através de uma faixa e permitindo a continuação da conexão mamãe-bebê, o que é muito favorável ao desenvolvimento emocional desse bebê, além de facilitar a vida da mãe em suas tarefas diárias.

“Slingar” seu bebê além de ser divertido, permite vivenciar a relação mãe/pai/bebê, atraem a atenção, integra naturalmente o bebê ao meio social. Além disso, o bebê fica menos incomodado, chora menos, tem menos cólica, dorme melhor à noite, mama durante períodos maiores de tempo e mantém um período maior entre as mamadas.

O sling favorece o cuidar, o tocar, ou seja, permite que mãe/pai estejam mais respectivos às necessidades da criança e melhora a comunicação na relação. Pode se atentar ao ritmo da respiração, perceber o som e o cheiro de cada um na relação, estreita ainda mais os laços de afeto na família.

Dentro dos aspectos psicomotores o sling favorece todos eles. Por imitar a posição natural dos braços maternos, não tencionam nenhuma região da criança, permite o livre movimento, não força as pernas a se manterem abertas, controla o equilíbrio do corpo, aumenta a tonificação dos músculos, permite que eles observem de uma forma harmônica tudo e todos no mundo real. Isso diz respeito à criança, mas e os pais, quais os benefícios?

Para os pais, o sling promove passeios mais divertidos e comunicativos, sem preocupação, ficam mais autoconfiantes, amamentação mais discreta e mãos livres para ler, caminhar...

Por isso aproveite o sling para curtir seu filho e desenvolvê-lo globalmente!


Priscila Straatmann Mórel - priscilato@espacodomquixote.com.br
Terapeuta Ocupacional e Psicomotricista do Espaço Dom Quixote




0 comentários: