RSS

É tempo de Páscoa!


Páscoa é sinônimo de festa, alegria, fé e chocolate, muito chocolate! É um período onde já é esperado um aumento no consumo de chocolates e conseqüentemente uma maior dificuldade de manter um equilíbrio nas escolhas alimentares, principalmente entre as crianças. E cabe aos pais a tarefa de auxiliar os pequenos na manutenção dessas escolhas e no controle do consumo desta irresistível tentação.

De acordo com Francisco Brust, responsável pelo setor de imprensa da Associação Gaúcha de Supermercados, em 2010 foram vendidos 7,5 milhões de ovos de chocolates e 4 milhões de caixas de bombons. E o clima mais frio de abril faz com que as projeções de vendas para este ano cresçam 8,2% nas vendas de Páscoa.

Se pensarmos que a cada 100g de chocolate temos aproximadamente 600 Kcal, podemos entender porque é tão fácil aumentar alguns quilos durante a Páscoa.

Sabemos que o consumo de chocolate traz benefícios para a saúde, tanto ao corpo quanto à mente se ingerido com moderação. Mas o que significa comer com moderação quando há tanto à disposição? A Organização Mundial de Saúde preconiza que crianças menores de um ano não devem consumir nenhum tipo de doce. Já o Ministério da Saúde orienta através dos “dez passos para uma alimentação saudável para crianças brasileiras menores de dois anos” que deve se evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros dois anos de vida.

Sugere-se que a partir dos dois anos o consumo máximo de chocolate não ultrapasse a quantidade de 20g diárias e a partir dos 3 anos, 30g diárias de chocolate. Crianças de 6 anos ou mais não devem ultrapassar o limite de 50g diárias.

Portanto aí vão algumas dicas para não exagerar na dose durante a Páscoa:

• Converse com os familiares mais próximos, (avós, tios, padrinhos) de que qualquer presente será mais bem-vindo do que os chocolates, não somente porque vai economizar calorias como também porque não vai acabar com o término da Páscoa.

• Combine com as crianças de armazenar os chocolates ganhos longe do alcance de suas mãozinhas. Muitas crianças não conseguem controlar a tentação de comê-los todos de uma só vez, podendo ocasionar intoxicação alimentar, desconforto abdominal, náuseas, vômitos, gases e diarréia.

• Combine também a porção diária de chocolate que a criança pode ingerir. Não entregue o ovo inteiro. Divida em porções conforme a faixa etária da criança.

• Se abusou um dia, compense no outro. Evite o excesso de chocolate no dia seguinte, opte por refeições mais leves e muita água.

• Aproveite também para aumentar a atividade física da criança neste período. Evite muitas horas de TV, videogame ou computador. Caminhe mais, vá à pracinha, mexa-se, corra e brinque com seu filho.

• Jamais proíba a criança de comer chocolate. Tudo o que é proibido fica mais tentador. Aproveite ao máximo para curtir com seu filho essa Páscoa. Ingerindo chocolate com moderação vocês poderão apreciar as delícias da Páscoa com saúde.

Boa Páscoa!



Daniela Schneider – danielanutri@espacodomquixote.com.br Nutricionista do Espaço Dom Quixote

0 comentários: