RSS

Infância Fascinante


A infância é o período mais fascinante de nossa vida. Pois é neste período que exteriorizamos nossos sentimentos, nossas experiências e, fundamentalmente, nossa criatividade da forma mais espontânea. Através do jogo, a criança interage com a realidade e estabelece relações com o mundo em que vive. Podendo assim se desenvolver, além de serem estimuladas de diversas formas. Brincar muitas vezes significa fazer sujeira, e fazer sujeira significa experenciar o mundo a sua volta de diferentes formas e texturas, além de proporcionar desafios e estimular a criatividade e a coordenação.

Ao relembrarmos da nossa infância, a brincadeira da nossa época vem com facilidade à mente. Onde quer que a criança se encontre, independente do local, acontece uma brincadeira, um jogo. Basta um pequeno estímulo para que sua imaginação a leve para um mundo repleto de criatividade e movimento, expressando o seu interior. Assim aprimorando o seu desenvolvimento psicomotor através da relação do corpo com o meio.

Segundo Negrine, a criança organiza o mundo a partir do seu próprio corpo e através da expressão e função simbólica o ser humano expressa afetividade espontânea através do gesto. As sessões são pensadas de forma diferente de até então, o lúdico tem caráter decisivo no desenrolar da mesma e não são apenas as crianças que passam por tratamento diferenciado, o adulto assume nova postura frente às mesmas. Este passa a desempenhar o papel de facilitador do processo, sendo necessário repensar sua formação.

Por isso, muito da constituição do sujeito vem da qualidade das experiências que temos na infância. Brincar de construir brinquedos, desmontar e remontar os mesmos, criar novas funções para eles auxilia no processo criativo e imaginativo da criança e assim aprimorando o desenvolvimento do processo de aquisição da aprendizagem.


Priscila Straatmann Mórel - priscilato@espacodomquixote.com.br
Terapeuta Ocupacional e Psicomotricista do Espaço Dom Quixote

0 comentários: