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Desenvolvimento da Linguagem


Para falarmos sobre desenvolvimento da linguagem é importante percebermos que a linguagem é uma habilidade imprescindível para que a comunicação ocorra e é ela que permite que o homem se comunique e se integre social e culturalmente. Ou seja, é através da linguagem que conseguimos conviver em sociedade.


A aquisição e o desenvolvimento da linguagem dependem de alguns fatores que se, por algum motivo, apresentarem algum prejuízo, podem acarretar dificuldades de linguagem.


A grande maioria dos estímulos para a linguagem que são recebidos se dá através da audição e para que a linguagem oral se desenvolva é essencial que a audição esteja dentro dos padrões de normalidade. Além disso, é preciso que haja uma integridade e maturidade neurológica, ou seja, lesões neurológicas também afetam esse desenvolvimento. Outro fator importante é ter um desenvolvimento cognitivo adequado, já que a linguagem não é um processo que ocorre de maneira isolada, ela interage e depende de processos como memória, atenção, percepção.


Fatores sociais também exercem influência em um bom desenvolvimento da linguagem, pois este desenvolvimento se dá através do estabelecimento de diálogos e o incentivo por parte da família, principalmente, é fundamental para que a criança possa ter iniciativa de comunicação e perceber que a linguagem é uma habilidade que deve ser desenvolvida para conseguirmos ter relações sociais. Ainda é um fator importante para a linguagem que todos os órgãos fonoarticulatórios, ou seja, lábios, língua, bochechas, não apresentem alterações em sua estrutura para garantir uma fala adequada, isto quer dizer que uma criança com fissura labiopalatina ou com “língua presa” (o termo correto é freio lingual curto) provavelmente terá dificuldades na fala.

Marcos do desenvolvimento da linguagem

O que se espera que ocorra conforme a faixa etária da criança:

- 1º trimestre (0 a 3 meses de idade): choro e grito são suas formas de comunicação, tem resposta reflexa ao som, discrimina sons familiares;


- 2º trimestre (3 a 6 meses de idade): produz vocalizações e inicia com silabações;


- 3º trimestre (6 a 9 meses de idade): compreende palavras familiares, fala com balbucio;


- 4º trimestre (9 a 12 meses de idade): emissão das primeiras palavras com significado;


- De 1 ano a 1 ano e 6 meses: utiliza uma palavra representando uma frase inteira, fala substantivos e verbos de ação (dá, pega, quer);


- De 1 ano e 6 meses a 2 anos: tem vocabulário de cerca de 50 palavras, produz frases com mais palavras;


- De 2 anos a 3 anos: melhora as frases, usa “eu” e “tu”, refere a si mesmo através do seu nome.

Crianças que tem um desenvolvimento mais lento ou não atingem o esperado para a sua faixa etária, podem estar com algum atraso ou distúrbio de linguagem e uma avaliação fonoaudiológica é necessária para um diagnóstico preciso.


Quanto mais a criança for estimulada, mais tranqüilo será o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem, por isso quanto mais conversarmos com as crianças e estimularmos que elas utilizem a linguagem, melhor será a eficiência de sua comunicação.


Fernanda Helena Kley – fernandafono@espacodomquixote.com.br
Fonoaudióloga do Espaço Dom Quixote

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