RSS

Bebê no balde


O banho no balde = tummy tub, permite que e o bebê ative sua memória e relembre do espaço uterino, ou seja do lugar protegido, aquecido, meio aquático e escuro. Além de permitir o relaxamento integral do corpo e a interação entre pai e filho, balde simula o útero materno, dando a sensação de conforto e segurança. O bebê fica imerso e na posição vertical. É importante que a mãe apóie a cabeça do bebê durante o banho. Por estar sempre assistido pela mãe, o bebê pode inclusive dormir durante o banho. Não tem contra-indicação e pode ser dado em bebês de qualquer idade, desde o seu nascimento, só traz benefícios para a criança e é um grande estímulo pela relação que o bebê tem com a água.

O TummyTub foi desenvolvido por holandeses e possui o aspecto de uma banheira terapêutica especialmente elaborada para bebês recém nascidos até os 06 meses de vida. Os bebês, dentro do TummyTub, adaptam-se facilmente à posição fetal e permanecem calmos e relaxados. O plástico usado é transparente, para facilitar a visualização do bebê. O TummyTub não é tóxico e é reciclável. Não existem arestas cortantes, a sua base é anti-derrapante e na parte inferior há um centro de gravidade que permite grande estabilidade e segurança. O fato de ser um reservatório de reduzidas dimensões permite poupar água e energia, mantendo-a quente durante cerca de 20 minutos. Mesmo quando está cheio é fácil de transportar, não só pelo seu reduzido peso, mas também porque têm alças ergonômicas. (retirado do site www.tummytub.com.br)

Mas então, como realizar o banho no balde?

1ª O balde deve ter 12 ou 15 litros. Pode ser um simples balde transparente, sem rebarbas internas, feito de material atóxico e matéria prima virgem;

2ª A água deve estar aquecida entre 37 e 38 graus e na quantidade suficiente para cobrir o corpo, só a cabeça para fora da água;

3ª Prepare o bebê para o banho. Aqui vale uma massagem tranqüilizadora, muito carinho;

4ª Coloque o bebê no balde com carinho;

5ª Deixe que ele experimente e curta o banho. Vale lembrar que os pais devem ter muito atenção. O bebê pode ficar na água até que comece a esfriar.

Curta o momento com o seu bebê!!!!


Priscila Straatmann Mórel – priscilato@espacodomquixote.com.br
Terapeuta Ocupacional e Psicomotricista do Espaço Dom Quixote




0 comentários: