RSS

Aula de Música no Espaço Dom Quixote


O Espaço Dom Quixote está oferecendo aulas de música! Venha conferir as aulas de musicalização para bebês, de violão, teclado e composição! É um espaço para a criança ou adolescente aprender se divertindo e se aperfeiçoar como pessoa.

Cada vez mais estudos indicam a importância do estudo da música e que a experiência musical precoce facilita o desenvolvimento integral e aumenta a capacidade cerebral.

A música ativa o cérebro por inteiro e seu efeito é tão intenso que os músicos apresentam um superdesenvolvimento em determinadas áreas de seu cérebro, como maior quantidade de massa cinzenta, aumento do corpo caloso (responsável pela transmissão de informações entre os dois hemisférios cerebrais) principalmente em pessoas envolvidas com música antes dos sete anos, e outras áreas cerebrais, associadas com o processamento auditivo, sistema motor, desenvolvimento da linguagem, emoção e memória.

Assim, a música facilita a capacidade de aprendizagem por manter os neurônios em atividade, aumentando a atenção, melhorando e tornando mais rápidas as sinapses (conexões entre neurônios) e estimulando a absorção de informações. A memória também é estimulada pela memorização de textos, melodias, células rítmicas... Há também efeitos importantes na escrita e alfabetização.

Além de ganhos cognitivos, surge uma melhora na coordenação motora e observam-se diferenças no comportamento das pessoas que estudam música, como maior tranquilidade e concentração. O contato com a música pode ser um importante meio de expressar as próprias emoções, aumentando a estabilidade emocional e contribuindo para o bem estar, pois ativa também as áreas responsáveis pelo prazer no cérebro, diminui o estresse (diminuindo o cortisol) e aumenta a autoestima.

A música torna a criança e o adolescente mais preparados para a vida. Desafios aparecem no aprendizado musical, como tocar e/ou cantar sozinho, e assim, aprendem a lidar com eles, a lidar com o erro, precisando encontrar formas criativas de solucionar os problemas, tornando-se mais desinibidos, independentes e tolerantes.

As crianças e adolescentes também desenvolvem habilidades e competências como disciplina, sensibilidade, critérios estéticos musicais, paciência, cooperação e respeito com o outro, melhorando a comunicação, e as aulas de música ou musicalização desenvolvem a linguagem através das canções, tornando o aprendizado da linguagem e o processo de alfabetização mais rápido.

Aulas de música e musicalização contribuem para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, melhorando sua qualidade de vida. Encontra-se na música uma fonte de interesse, prazer, desejo e estimulação que acarreta em mudanças importantes em todos os aspectos de suas vidas.


Informe-se também sobre os atendimentos em Musicoterapia!


Luciana Steffen - lucianamt@espacodomquixote.com.br
Musicoterapeuta do Espaço Dom Quixote


0 comentários: