RSS

Tempo de férias!


As férias representam um período de descanso após um ano de trabalho ou de estudos. Esta parada e mudança de rotina são fundamentais para a saúde física e mental de todas as pessoas – crianças e adultos. O corpo está cansado, o cérebro não consegue mais armazenar informações com precisão e agilidade, o nível de estresse aumenta e as manifestações e sintomas desta sobrecarga estão por toda parte.

Pessoas mal- humoradas, irritadas, descarregam sua energia negativa em qualquer situação e no primeiro que aparecer. Percebemos isso no trânsito, no supermercado, na fila do banco e até do cinema. Está na hora de parar, descer desta locomotiva desenfreada e mudar a direção dos trilhos.

Toda mudança é saudável quando estamos cansados e estressados. As férias são esta mudança possível e necessária para descansar, repor as energias e reorganizar-se. Infelizmente entrar em férias não significa toda esta parada para descanso, muitos continuam num ritmo alucinado: planejam festas, limpeza de armários, casa, atividades a toda hora. É necessário planejamento para aproveitar as férias.

É importante, nos primeiros dias, cuidar do corpo: descansar, dormir, ficar de “pernas para o ar”. Gradativamente inicie ou retome uma rotina de exercícios leves e agradáveis envolvendo toda a família para tornar estes momentos especiais. Experimentem caminhar explorando a paisagem, pedalar, brincar no parque ou na praia, piqueniques, acampamentos no pátio de casa... atividades ao ar livre e que envolvam mais prazer e diversão do que obrigação de ter um corpo “sarado”.

Estar em férias não significa abandonar todas as rotinas de estudante, é importante manter alguns hábitos e torná-los parte da rotina da família pode torná-los mais agradáveis durante o ano. A leitura é um hábito saudável e importante em todas as idades, além de ampliar o vocabulário, melhorar o raciocínio, desenvolver competências necessárias para a aquisição de aprendizagens, amplia o conhecimento e possibilita a imaginação, fundamental para a saúde mental. Fazer da leitura um momento onde a família pode discutir assuntos importantes e criar vínculos mais estreitos é importante para o desenvolvimento e acompanhamento da vida dos filhos.

Outra atividade importante são os momentos de jogos de mesa no qual as crianças podem desenvolver estratégias e melhorar seu raciocínio. O mercado está repleto de jogos interessantes e inteligentes, mas podemos também resgatar jogos da nossa infância para criar um momento de confecção e criação. Colocar a cabeça e o corpo para funcionar na hora de confeccionar peças, jogos, brinquedos, ambientes, onde todos irão se divertir pode ser bem interessante.

Este é um período para ser bem aproveitado, sem estresse. Todas estas atividades podem representar momentos de prazer e diversão, mas terão seu limite, porque afinal, as férias são curtas e não conseguimos fazer tudo o que gostaríamos. Hora de voltar à cidade onde os pais retomam a rotina de trabalho, mas e os filhos? Eles ainda estão de férias. Bem, se vocês não possuem uma rede de apoio familiar para ajudá-los na tarefa de entreter crianças e adolescentes por um período maior de tempo, fica a sugestão de visitar o site do Espaço Dom Quixote e conhecer as oficinas de férias que montamos para ocupar, de forma saudável, a rotina das crianças que estão na cidade e precisam de atividades criativas num espaço seguro e cercado de pessoas responsáveis.

Aguardamos vocês ou então, boas férias, aproveitem o tempo onde estiverem para descansar e brincar bastante.


Janete Cristiane Petry – janetepp@espacodomquixote.com.br
Psicopedagoga do Espaço Dom Quixote

0 comentários: