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Férias! Tempo do quê?



As férias chegam após um longo período de trabalho e/ou estudo continuados. A vida teve se organizando durante esse tempo com atividades, compromissos, afazeres, rotinas que ocupam uma grande parte de nosso tempo e também suscitam grandes investimentos de energia física, psíquica e cognitiva. Nas férias, os trabalhos e os estudos passam a ficar em tempo de espera e nossa energia se volta para outras coisas. Nesse sentido, férias tem sido tempo do que para você?

Se buscarmos o significado de férias no dicionário Aurélio, encontraremo

s a seguinte definição: dias seguidos para descanso de empregados, estudante, etc.; dias em que se suspende os trabalhos oficiais. Nesse contexto, férias, então, está relacionado a um período de tempo, a descanso e interrupção de trabalhos e estudos.

E para você, férias é o que? É tempo do quê?

Para algumas pessoas, férias é tempo de viajar, de ficar com a família, de conhecer novos lugares, já para outras, férias é tempo de arrumar os armários, de ler livros, de caminhar, saborear comidinhas, de brincar... Muitas são as possibilidades de atividades, lazer e de ocupar nossos dias de descanso. Porém, com o que mesmo você quer se ocupar nessas férias? Como viver o tempo livre que se apresenta?

E para seus filhos, férias tem sido tempo do quê? Como eles tem lidado com o tempo livre?

O período de férias pode ser de muitas preocupações para os pais. O que fazer com o tempo livre das crianças? Porém, essa preocupação não deve ser somente dos pais, os pequenos precisam, de alguma forma, se envolver com isso também, já que diz respeito a suas vidas.

Para muitas crianças o momento das férias é tempo de brincar, de fazer novas amizades, experimentar coisas novas, conhecer novos lugares, ter experiências de maior autonomia. No entanto, esse momento pode ser também de muitas angústias para algumas crianças frente ao não saber o que fazer com o seu tempo livre, com uma rotina sem compromissos, sem atividades pré-estabelecidas.

O tempo livre sucita algumas interrogações: “O que eu quero?” “O que me satisfaz?”. As dificuldades de lidar com o tempo livre e com essas interrogações estão relacionados com o não encontro de uma zona de conforto interna que suporta o estar consigo mesmo, e o avaliar o que se quer para si em determinado momento.

Dificuldades de lidar com tempo livre podem também estarem relacionadas com as formas de viver da atualidade. É cada vez mais frequente as crianças terem uma agenda de muitos compromissos, atividades que as impedem de se depararem com o vazio, com o estar consigo própria, e com o simples brincar.

Quando a criança simplesmente brinca, sem se preocupar com resultados ou com objetivo, ela está alimentando o seu ser, está nutrindo seu mundo interno. Você sabia que o brincar é a base para que, na adultez, o sujeito possa se sentir alimentado emocionalmente quando se depara consigo, com sua vida, sentir-se feliz? Aqui, entende-se o brincar como espaço-tempo de criação, de elaboração da realidade interna e externa, como campo de construção do simbólico e berço da fantasia e da criatividade.

Para o psicanalista e pediatra D.W.Winnicott, o que num momento inicial de vida foi o brincar, conduz-se, naturalmente na adultez, para as experiências culturais e a capacidade de desfrutar a vida de forma criativa e satisfatória.

Você já observou como seus filhos experimentam esse momento das férias?

Algumas crianças podem viver esse momento de forma saudável, buscando brincar, jogar, criar. Já algumas crianças podem, ansiosamente, preencher esse tempo com muitas atividades. Outras crianças podem ficar perdidas, sem saber o que fazer. Outras podem se entristecer, pois esse também é um momento de separação, já que se distancia dos colegas e professores. Enfim, pode-se lidar de muitas formas.

O importante é os pais ficarem atentos a como seu filho tem lidado com seu tempo livre, e principalmente aos movimentos que ele tem feito no sentido de se questionar sobre o que quer, ou seja, por onde sopra o ar de suas vontades, o que lhe interessa, o que ele busca e como faz suas buscas. Conversar com as crianças sobre isso é importante. Ajudá-las a escolher, considerando o que elas querem e o que é possível e viável, torna-se fundamental.

Os pais podem ajudar a organizar o tempo das crianças, podem se dedicar a pensar atividades e programas que sejam interessantes e agradáveis para elas. Porém, também é do mesmo valor que as crianças possam se deparar com o tempo livre de possibilidades de escolhas.

Entre tantos assuntos que tocamos: férias, supensão de trabalho e estudos, tempo livre, brincar, alimento para a alma, infância, experiência cultural, adultez, filhos, pais ... vamos agora retornar aos tempos de infância: O que você gostava de fazer nas férias quando criança? O que lhe dava prazer? Como era esse momento para ti? Do que você brincava em suas férias? Que lembranças agradáveis você tem?

O momento das férias pode ser tempo de encontro entre pais e filhos. Pode ser um momento de transmitir para seus filhos as brincadeiras que você gostava de fazer, os passeios, as aventuras, os lugares, as pessoas, os sabores e travessuras, enfim as experiências que vivenciou em suas férias. As suas histórias podem ser contadas ou até mesmo propostas a revivê-las junto com seus filhos. Essa é uma maneira de você conectar-se com o que lhe deixou marcas, lhe faz sentido e talvez possa constituir vivências de satisfação tanto para ti, como para teu filho.

Thais C. Chies

Psicóloga do Espaço Dom quixote

thaispsico@espacodomquixote.com.br


*fotos da oficina de férias do Espaço Dom Quixote

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