RSS

Cuidado com a dor de ouvido no verão!


Verão combina com praia e piscina, duas ótimas opções para enfrentar o calor desta estação. Não existe criança que não goste de passar o dia brincando na água, mas nesta época os pais devem tomar cuidado com possíveis casos de otite, as conhecidas dores de ouvido, que aumentam com o contato com a água. Há registros de que a incidência de casos de otite aumenta em até 70% no verão.

Os principais fatores que influenciam no aparecimento da otite externa são o calor e a umidade excessiva. O contato com a água pode retirar a cera do conduto auditivo que protege o nosso ouvido, por isso preste atenção se seu filho começar a reclamar de coceira, dor e sensação de orelha tapada, além de perceber a presença de secreção em excesso.

O diagnóstico é feito pelo médico e o tratamento baseia-se em limpeza do conduto, utilização de analgésicos e antiinflamatórios e a eliminação do contato com a água.

Como sempre é melhor prevenir do que remediar, alguns cuidados são essenciais para evitar a dor de ouvido. Secar os ouvidos após o contato com a água apenas com uma toalha, evitando o uso de cotonetes que podem ocasionar traumas no conduto ou retirar em excesso a cera, que não é sinal de sujeira, e sim a proteção do nosso ouvido; observar o aspecto da água e evitar o mergulho em locais em que possa haver contaminação de fungos e bactérias. Em alguns casos, o uso de tampões e protetores auriculares podem ser úteis para a prevenção da otite.

A doutora Tânia Sih, conhecida pelos vários livros publicados em otorrinolaringologia, sugere que após o banho, os ouvidos da criança sejam secados com o auxílio de um secador de cabelo, em temperatura morna e a 10 cm de distância do ouvido. Assim a água que pode estar retida no ouvido é evaporada e a incidência de otite diminui.

Prestando atenção nestes cuidados, seu filho poderá aproveitar a praia e a piscina com tranquilidade.


Fernanda Helena Kley - fernandafono@espacodomquixote.com.br
Fonoaudióloga do Espaço Dom Quixote

0 comentários: