RSS

Então é Natal...


O período que antecede o Natal tem um cheiro diferente no ar... As casas estão mais coloridas, com luzinhas, laços e bolinhas, as crianças estão eufóricas, à espera do bom velhinho... Há mais movimento nas lojas, muitas confraternizações nos mais diferentes grupos dos quais participamos. Roupas novas, comidas especiais, presentes, encontros, férias... Tudo seria intensamente mágico, se parássemos por aí.

No entanto, junto com o final de ano chega também uma sensação de não ter vencido o tempo, ter esquecido alguma coisa, ter que correr para ainda alcançar o que se deseja. O trânsito fica mais violento, as buzinas não param, o empurra-empurra é constante no comércio e os gastos excedem o orçamento. Eis a quebra do encanto.

As crianças entendem o Natal como ganhar o melhor e maior presente de toda a turma e sair em férias para um lugar que possam tirar muitas fotos para colocar no Orkut e os amiguinhos ficarem com muita inveja... Isso, é claro, se puderem levar o notebook ou o telefone com internet para ficarem no MSN com os amigos, contando tudo que estão fazendo ou que poderiam fazer se não estivessem em frente ao computador.

Onde ficou o sentido do Natal? Para onde foi a idéia de solidariedade? A família lembrou de dar um abraço gostoso? Alguém lembrou de presentear aquela criança carente que fica encantada com o mais simples presente?

Então é Natal... e o que você fez? O ano termina e começa outra vez...

Sugiro aos pais um Natal um pouco diferente! Esqueçam um pouco a correria

, neste ano diminua o número de presentes, não precisa fazer uma ceia tão requintada, se ela te faz correr tanto, mas tire um tempo para sua família.

Sentem-se em volta da árvore de Natal, contem a seus filhos como era o Natal na sua infância, levem seus filhos até uma loja, escolham um presente bem bonito, mandem empacotar e entreguem para uma criança mais humilde, juntem a família e visitem um lar de idosos, levando biscoitos de Natal... Cantem “Noite Feliz”, se proponham a escrever um cartãozinho de Natal para cada pessoa da família, contando o quanto ela é ou foi importante para você. Aprenda com as crianças a deixar o olho brilhar quando ouve o sino do Papai Noel.

Sim, é muito difícil remar contra a maré ou correr no sentido inverso da multidão, mas vamos tentar! O encanto com o brinquedo novo não dura muito mais do que os fogos da virada do ano, mas uma experiência de encontro verdadeiro entre a família deixa marcas na nossa lembrança por toda a vida!

O Espaço Dom Quixote deseja a todos um Natal mágico e encantador!

Fabiola Scherer Cortezia – fabiola@espacodomquixote.com.br

Psicóloga do Espaço Dom Quixote


0 comentários: