RSS

Comportamento alimentar no autismo


O Autismo infantil é um transtorno global do desenvolvimento caracterizado por um desenvolvimento atípico, com manifestação antes da idade de três anos, perturbação característica do funcionamento nos três domínios: interações sociais, comunicação, comportamento focalizado e repetitivo.

O transtorno é acompanhado comumente de numerosas outras manifestações inespecíficas como fobias, perturbações de sono ou da alimentação, agressividade.

Os comportamentos repetitivos e interesses restritos, características fundamentais do autismo, podem desempenhar um papel na seletividade alimentar. As crianças com transtorno do espectro autista (TEA) muitas vezes resistem a novas experiências, que podem incluir a degustação de novos alimentos.
Pais de crianças com TEA frequentemente relatam que seus filhos são altamente seletivos, com repertório muito restrito de aceitação dos alimentos, que pode ser limitado a um mínimo de cinco alimentos.

As crianças com TEA também são mais propensas a aceitar somente alimentos de baixa textura, como aqueles oferecidos em forma de purê. É observado também uma forte preferência apenas por alimentos de certa cor ou apenas alimentos em embalagens especiais.
Pesquisas sugerem que a seletividade alimentar é mais comum em crianças com TEA do que de crianças com desenvolvimento típico, e que um repertório limitado de alimentos pode estar associado a deficiências de nutrientes.
O manejo da seletividade alimentar e preocupações sobre a adequação da dieta da criança com TEA são os principais motivos para o encaminhamento a serviços especializados em nutrição.


Daniele Santetti - danielenutri@espacodomquixote.com.brNutricionista do Espaço Dom Quixote



O curso AUTISMO: UMA VISÃO TRANSDISCIPLINAR termina nesta terça-feira após noites de valiosas discussões a respeito deste assunto tão rico. Agradecemos a todos que compareceram e fizeram deste curso um sucesso!


Achou interessante o assunto? Novas turmas serão disponibilizadas em breve ou podemos ir até a sua escola! Entre em contato com o Espaço Dom Quixote!

Veja as fotos!




0 comentários: