RSS

Taquifemia




O que é taquifemia

A Taquifemia é um distúrbio da fala pouco conhecido e muitas vezes o diagnóstico é confundido com Gagueira. A pessoa que possui este diagnóstico tem como característica principal a velocidade de sua fala aumentada, ou seja, ela fala muito rápido. A fala é tão rápida que acaba por interferir na inteligibilidade da mensagem que a pessoa está tentando passar. Além disso, é possível identificar um aumento no número de hesitações na sua fala. É aquela pessoa que fala muito “hã” antes de começar a falar, demonstrando que precisa de um tempo maior para formular no seu pensamento o que vai falar. Outro ponto importante que deve ser observado no taquifêmico é que normalmente ele não tem consciente da sua dificuldade de fala.

O tratamento é feito por um fonoaudiólogo e este acompanhamento terá como objetivo aumentar a qualidade da comunicação com melhora na fluência da fala. Durante a terapia, será trabalhado com o paciente a consciência dele de sua própria fala, sendo que este aspecto é primordial no tratamento, pois assim ele conseguirá levar as estratégias do tratamento para o seu dia a dia, monitorando os altos e baixos de sua fala. Também são trabalhadas estratégias para a redução da velocidade da fala, melhora na articulação dos sons e coordenação pneumo-fono-articulatória.

A Taquifemia é considerada um problema de linguagem associado a uma disfunção no Sistema Nervoso Central e pode aparecer também em casos de Gagueira, Transtornos de Aprendizagem e Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Com o decorrer da terapia fonoaudiológica, o paciente consegue aprimorar a sua fala, aumentando a sua inteligibilidade a partir da melhora da articulação e diminuição da velocidade de fala.


Fernanda Helena Kley - Fonoaudióloga

Dúvidas sobre educação e saúde de crianças e adolescentes? Nós podemos ajudar!

0 comentários: