RSS

A atuação do nutricionista na obesidade infantil: prevenção e tratamento


A obesidade tornou-se uma questão de saúde pública no mundo, condição que em nossa sociedade passou a acometer não somente adultos como também crianças e adolescentes com números alarmantes. A obesidade está associada a problemas de saúde bastante significativos na idade pediátrica e indivíduos que apresentam sobrepeso e obesidade na infância têm uma maior predisposição ao desenvolvimento de patologias associadas ao estado nutricional, como por exemplo, as doenças cardiovasculares.

Dietas com alta densidade energética, associadas a um estilo de vida sedentário, são vistas como os principais fatores etiológicos do aumento da prevalência da obesidade no mundo. As alterações na estrutura da dieta, associadas às mudanças econômicas, sociais e demográficas e suas repercussões na saúde populacional, vêm sendo observadas em diversos países em desenvolvimento.

Para os profissionais da área da nutrição, existem dois enfoques, ambos de extrema importância para a saúde. Um deles é o tratamento dietoterápico quando o quadro de obesidade já está instalado na criança e no adolescente e onde a elaboração do plano alimentar visa à redução do peso corporal. Além disso, é importante salientar o incentivo à prática de atividade com o envolvimento da família em todo este contexto. O outro enfoque, que sem dúvida é a chave deste tão complexo processo, é a prevenção da obesidade através da promoção de uma alimentação saudável e do empenho na mudança efetiva de hábitos alimentares e estilo de vida destes núcleos familiares.

O nutricionista tem este instigante propósito de não só tratar, mas principalmente educar pessoas para que estas possam ter uma melhor qualidade de vida através de práticas alimentares saudáveis.


Daniele Santetti - danielenutri@espacodomquixote.com.br
Nutricionista do Espaço Dom Quixote

0 comentários: