RSS

Dom Quixote Responde: Gostaria de saber mais como pode se trabalhar a sexualidade na escola.


Trabalhar questões de sexualidade com crianças e adolescentes é complicado, tendo em vista o tabu ainda existente com relação ao assunto. Em primeiro lugar deve-se conversar com os pais, para saber como eles se sentem em relação ao assunto e com a possibilidade de que este assunto seja trabalhado em sala de aula, nesta reunião se averiguar com os pais até onde eles já conversaram com os filhos sobre o assunto e qual o conhecimento prévio das crianças/adolescente.

Neste momento com os pais deve ser explanado de que maneira será trabalhado com alunos. Este trabalho poderá variar conforme a idade dos alunos. Para os pequenos historinhas sobre o assunto (mamãe botei um ovo, cabelinhos em lugares engraçados), teatrinhos de fantoches, bonecos anatômicos podem ser bons materiais de trabalho.

Com os adolescentes pode se oferecer palestras com médicos e/ou psicólogas, seminários/debates, é importante ressaltar que todas as atividades realizadas pelos adolescente devem ser feitas com a supervisão e intervenção de algum adulto. É fundamental abrir espaço para debate, pois não basta oferecer palestra expositiva, os adolescentes precisam se sentir à vontade para perguntar e expor opiniões, só assim se sentirão patê ativa da atividade oferecida!

É importante ter em mente a necessidade de responder exatamente o que a criança/adolescente pergunta, e para isso é necessário que se saiba até onde a criança/adolescente sabe sobre o assunto!

Fabiola Scherer Cortezia - Psicóloga - fabiola@espacodomquixote.com.br
Clarissa Paz de Menezes - Psicopedagoga - clarissapp@espacodomquixote.com.br

Dúvidas sobre educação e saúde de crianças e adolescentes? Nós podemos ajudar!

0 comentários: