RSS

Escoliose? Seu filho tem?


Nas crianças em fase de crescimento, os ossos podem apresentar desalinhamentos. Esses problemas incluem a escoliose, na qual a coluna vertebral encurva-se anormalmente e acarreta problemas que afetam toda a estrutura e postura da criança.

Dados nos trazem que cerca de 2% da população mundial tem escoliose. Sua detecção e sua gestão precoce podem impedir sua evolução a um grau extremo.

Geralmente, uma escoliose discreta não causa sintomas. A pessoa pode sentir cansaço nas costas após permanecer muito tempo sentada ou em pé. O cansaço pode ser seguido por dor muscular nas costas e, finalmente, por uma dor mais intensa em um caso mais grave. As curvaturas da escoliose, em sua maioria, são convexas para a direita na parte superior das costas e para a esquerda na parte inferior. Uma coluna vertebral com escoliose vista de costas, apresenta uma forma que lembra as letras C ou S, quando normalmente a coluna vertebral se parece com a letra I.

A escoliose pode ser detectada durante um exame físico de rotina. Pais, professores ou o médico podem suspeitar de uma escoliose quando a criança apresenta um ombro que parece mais alto que o outro, um lado do quadril mais alto que o outro e também quando a cintura parecer ser mais estreita (marcada) de um lado que do outro.

Algumas pessoas podem ser mais propensas a ter escoliose, e na maioria dos casos são meninas. A escoliose geralmente piora nos períodos de ESTIRÃO de CRESCIMENTO.

Como tratamento corretor, o médico ortopedista pode indicar a utilização de um colete ortopédico visando manter a coluna vertebral reta. Já a Fisioterapia participa do tratamento através de métodos e técnicas, buscando a reeducação postural, conscientização da postura correta, fortalecimento e alongamento da musculatura da coluna vertebral.

Em alguns casos, dependendo da gravidade da curvatura, pode ser necessário tratamento cirúrgico. Sendo assim muito importante o diagnóstico e tratamento precoce da escoliose, evitando a progressão da curvatura da coluna vertebral e diminuindo a necessidade da realização de uma cirurgia.


Priscila Votto Fernandes – priscilafisio@espacodomquixote.com.br
Fisioterapeuta do Espaço Dom Quixote

0 comentários: