RSS

Primavera e as alergias respiratórias


Com a chegada da Primavera, a estação das flores, surgem e agravam-se os espirros, o comichão no nariz e nos olhos, obstrução nasal, a tosse, o cansaço e a falta de ar.

A Primavera é época de polinização, neste período com o desabrochar das flores, grãos de pólen se dispersam pelo ar podendo provocar as reações alérgicas. Além do pólen, esporos de fungos e partículas de pó também desencadeiam essas reações alérgicas no trato respiratório. Dentre as mais comuns, encontram-se as rinites e a asma brônquica.


Rinite – A rinite alérgica é uma doença crônica, causada pela irritação e inflamação da mucosa nasal pelo contato com alérgenos (substâncias que o sistema imune considera estranhas), como os ácaros existentes na poeira doméstica, pêlos de animais, fungos, mofo, pólen, perfume, alguns alimentos, medicamentos, bactérias, vírus, mudanças bruscas de temperatura e etc. Ela possui características hereditárias. Entretanto, mesmo que nenhum dos pais apresente o distúrbio, ele pode manifestar-se numa pessoa, que não nasce alérgica, mas possui um sistema imune que desenvolve uma resposta exagerada, quando entra em contato com determinadas substâncias.


Asma – É uma doença pulmonar cada vez mais freqüente, atinge cerca de 10% da população - caracterizada pela inflamação crônica das vias aéreas, na qual há estreitamento ou até mesmo obstrução do fluxo de ar causando dificuldade para respirar. Dentre os principais sinais e sintomas estão: a tosse, que pode ou não, estar acompanhada de alguma secreção (catarro), dificuldade respiratória, com dor ou ardência no peito, além de um chiado (sibilância). As causas mais comuns para desencadeamento de crises de asma estão as alterações climáticas, o contato com a poeira doméstica, mofo, pólen, cheiros fortes, pêlos de animais, gripes ou resfriados, fumaça, ingestão de alguns alimentos ou medicamentos.

A obstrução à passagem de ar pode ser revertida espontaneamente ou com uso de medicações (broncodilatadores e antiinflamatórios).


A Fisioterapia Respiratória auxilia no alívio dos episódios de falta de ar, na remoção de secreções, na melhora do padrão respiratório do asmático além de realizar treinamento de posturas para auxiliar nas crises e no controle da falta de ar.

Para prevenir os quadros de alergia respiratória lembre-se de manter a casa e o ambiente livres de poeira, principalmente para evitar o agravamento dos episódios alérgicos. É necessário também fazer o acompanhamento com o especialista, pois são doenças que não têm cura, e sim controle, desde que se faça o tratamento adequado.


Priscila Votto Fernandes – priscilafisio@espacodomquixote.com.br
Fisioterapeuta do Espaço Dom Quixote

0 comentários: