RSS

O surdo na sociedade


No dia 26 de Setembro foi comemorado o Dia Nacional do Surdo.

A comunidade surda ainda enfrenta muitas barreiras e a pouco tempo que os seus direitos foram reconhecidos. A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) só foi reconhecida como a língua oficial dos surdos em 2002, ou seja, muito tarde se pensarmos que pessoas surdas existem desde muito tempo e que passaram todo este tempo sem serem reconhecidos como surdos e com a necessidade de se adequarem à sociedade “ideal” ouvinte.

Hoje em dia, os surdos não são mais proibidos de utilizarem a Língua de Sinais e não são obrigados a ter na oralidade a sua forma de comunicação. Muitos surdos desenvolvem, junto com o uso da LIBRAS, a oralidade e podem ter uma fala bastante inteligível, mas isso depende do grau e tipo de perda auditiva, da estimulação auditiva precoce, do uso de aparelho auditivo e da própria vontade da pessoa surda.

Ainda há muitas barreiras a serem quebradas. A falta de professores com habilitação para utilizar a LIBRAS em escolas e universidades ainda é algo preocupante e que barra o avanço intelectual desta comunidade.

Outro ponto que ainda precisa de melhoras é a necessidade de legendas adequadas na televisão. Agora que estamos em época de horário eleitoral, podemos ver o quanto é difícil para um surdo fazer algo simples como olhar televisão e compreender o que está acontecendo. Todos têm se preocupado em colocar legendas nas suas propagandas, mas vocês já perceberam o tamanho das letras da maioria das legendas? É muito pequeno, quase não dá para ler. E, além disso, elas aparecem muito rapidamente, pois os candidatos falam igualmente rápido. Só que o surdo que aprende o português escrito, não aprende da mesma maneira que os ouvintes. Assim como é na LIBRAS, o português escrito pelos surdos não tem a mesma estrutura que o português feito por ouvintes. Para que o surdo compreenda a mensagem escrita, as frases devem ser simples, sem inúmeras conjunções, preposições e etc que para o surdo é muito difícil de entender. Para que as legendas fossem realmente eficazes, elas deveriam ser pensadas para os surdos e não apenas transcrever o que a pessoa está falando.

Em alguns programas, aparece uma intérprete sinalizando o que está sendo falado. Mas de novo temos um problema: o tamanho da tela que também é pequeno. Há uma vontade na comunidade dos surdos de defender a ideia de que os fabricantes de televisão consigam fazer um dispositivo que aumente o tamanho desta tela e minimize o tamanho da tela maior. Com boa vontade, a inclusão do surdo na sociedade poderia ser mais eficaz e real.

Convivendo com as diferenças e sabendo respeitar elas sem preconceito, nossa sociedade com certeza se tornará melhor.


Fernanda Helena Kley - fernandafono@espacodomquixote.com.br
Fonoaudióloga do Espaço Dom Quixote

0 comentários: