RSS

Dom Quixote Responde: Abordagem do corpo na Educação Infantil


A Psicomotricidade permite que a abordagem do corpo aconteça com maior tranquilidade. Falar do corpo na Educação Infantil, é falar de como a crinaça vivencia, experencia e se relaciona através da ação, como um meio de tomada de consciência que une o ser corpo, o ser mente, o ser espírito, o ser natureza e o ser sociedade.
A Psicomotricidade está associada à afetividade e à personalidade, porque o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente. Com as crianças de Educação Infantil tudo isso é visto, aprimorado e vivenciado através do brincar e pelo brincar. Como, por exemplo, brincar de engatinhar, rolar, balançar, dar cambalhotas, se equilibrar em um só pé, andar para os lados, equilibrar e caminhar sobre uma linha no chão e materiais variados (passeios ao ar livre), etc.
Tudo isso reforça as aptidões perceptivas e o aprimoramento psicomotor.

Deixo como sugestão de leitura:
NEGRINI, Airton. O corpo na educação infantil. Caxias do Sul-RS, EDUCS, 2002.

Priscila Straatmann Morél
Terapeuta Ocupacional e Psiomotricista

0 comentários: