RSS

Terapia, o quê? Ocupacional, hein?


Terapia Ocupacional é uma profissão de nível superior, regulamentada e com duração de quatro anos. Durante a graduação o profissional passa pelas áreas humanas, sociais, biológicas, saúde mental e ocupacional. É uma profissão voltada para a análise e aplicação terapêutica de atividades, sendo que estas podem ser aplicadas de maneira direta ou indireta, física ou mental, ativa ou passiva, preventiva, corretiva ou adaptativa. O Terapeuta Ocupacional trabalha com o sujeito em atividade e através destas focaliza sua intervenção na vida do sujeito.

A área de atuação do profissional abrange todas as fases da vida de um indivíduo e sua intervenção tem como propósito a promoção do bem-estar, redução ou correção de disfunções, estimulação e reforço das capacidades funcionais remanescentes, facilitando o processo de aquisição das habilidades e funções essenciais que tornam o indivíduo mais adaptado e inserido no seu meio social.

Além disso, o profissional é responsável pela indicação, prescrição e/ou confecção de adaptações funcionais que possam facilitar ou até mesmo possibilitar o desempenho das atividades da vida diária (alimentação, higiene, vestuário, locomoção, comunicação), vida prática, de lazer ou laborativa.

Enquanto campo de conhecimento e intervenção pode ser aplicada nas áreas:

1. Intervenção terapêutica ocupacional no ambiente hospitalar – Neonatais, Unidades de Terapia Intensiva, Pré-consulta, Pacientes terminais, Alas específicas e outros;

2. Intervenção ou extensão das medidas de reabilitação - Na comunidade, em ambulatórios especializados, na composição de equipes interdisciplinares, etc;

3. Intervenção em saúde mental nos processos de reabilitação e inserção social de pacientes psiquiátricos;

4. Atuação no contexto social para ampliação das redes sociais de suporte de grupos desfavorecidos economicamente;

5. Extensão ou intervenção em processos de ressocialização para todas as pessoas com desvantagens sociais;

6. Intervenção, extensão e análise em projetos na área de saúde do trabalhador (Ergonomia, Adaptações, Saúde Mental).


Priscila Straatmann – priscilato@espacodomquixote.com.br
Terapeuta Ocupacional e Psicomotricista do Espaço Dom Quixote

0 comentários: