RSS

Fast food aumenta risco de asma


Estudo recente publicado no Thorax (jornal internacional de medicina respiratória) concluiu que crianças que comiam três ou mais hambúrgueres por semana tinham maior risco de desenvolver asma e chiados, enquanto que uma dieta saudável, rica em frutas e peixes, pareceu prevenir essa situação.

Pesquisadores da Alemanha, Espanha e Inglaterra estudaram dados de 50 mil crianças (pré-escolares) entre 8 e 12 anos, de todo o mundo, e encontraram que a relação entre o consumo de hambúrgueres e asma foi mais forte em países desenvolvidos, cuja presença de fast food nas dietas é mais significativa.

Segundo os pesquisadores, não é a elevada ingestão da carne em si que aumenta o risco de ocorrência de asma, mas o consumo frequente de hambúrguer pode ser indicativo de que aquele indivíduo apresenta um estilo de vida composto por outros fatores de risco, como o sedentarismo e a obesidade.

Por outro lado, sabemos que uma dieta rica em vegetais, frutas e peixes possui abundância de nutrientes antioxidantes - atuam contra o envelhecimento de nossas células (como a vitamina C, por exemplo) e antiinflamatórios (como as gorduras presentes no peixes) sendo, portanto, indicada para praticamente todos os indivíduos, independente da idade, sexo ou nível de atividade física.

A partir de mais este estudo, reforça-se a certeza de que alimentos não saudáveis, em grande parte representados pelo fast food (alimentos pré-prontos, hambúrgueres, sorvetes, frituras, refrigerantes, entre outros), influenciam muito mais a vida das crianças do que podemos imaginar.

Quando produtos alimentícios de baix(íssim)o valor nutricional passam a ocupar o papel de refeição principal, e não mais de lanches muito eventuais, certamente há um problema iminente não só para a criança, mas também para a família e para a sociedade de um modo geral, que é quem arca com as futuras consequências desses tão desejados e aparentemente inocentes produtos alimentícios.


Débora Kilpp – deboranutri@espacodomquixote.com.br
Nutricionista do Espaço Dom Quixote

0 comentários: