RSS

A voz de quem canta


Quem é cantor ou gosta de cantar junto com suas músicas favoritas deve tomar alguns cuidados para não ficar sem o seu instrumento principal: a voz.

Cantores profissionais ou amadores devem inserir em suas rotinas alguns hábitos que preservam a voz.

O consumo de água deve ser de pelo menos 2 litros por dia, de preferência em temperatura ambiente. Nos momentos de atividade vocal beber alguns goles de água para umidificar a garganta. A água é importantíssima para manter a qualidade da voz.

Outra dica é evitar cantar em ambientes que tenham ar condicionado, pois ele provoca o ressecamento da mucosa das pregas vocais (antigamente chamadas de cordas vocais).

Um hábito que se observa muito em locais em que há música ao vivo é o consumo de bebidas alcoólicas e o uso do cigarro durante os shows, dois hábitos extremamente nocivos para a qualidade da voz. Como o álcool tem efeito anestésico no nosso corpo, acaba provocando uma diminuição da sensibilidade na região da laringe e, sem perceber, podemos estar lesando nossas pregas vocais, pois não sentimos que estamos cantando em intensidade tão forte. Já a fumaça do cigarro irrita a mucosa da laringe, acumulando secreções e provocando o ressecamento, além de ser fator de risco para o desenvolvimento de alguma lesão cancerígena.

Alguns cantores têm o hábito de dar uma pequena “tossida” como se fosse para limpar a voz. Na verdade, esta “tossida” é chamada de pigarro e dá a falsa sensação de deixar a voz mais limpa, porque este hábito acaba estimulando a produção da secreção que permanece nas pregas vocais. Então, quanto mais pigarro mais secreção e irritabilidade laríngea. Outro fator que provoca o aumento desta secreção é o consumo de produtos derivados do leite (inclusive chocolate), por isso para quem canta o ideal é não fazer uso destas substâncias antes de cantar dando lugar à ingestão de sucos e frutas cítricas.

Com algumas dicas simples podemos deixar a nossa voz em perfeitas condições para impressionarmos. Mesmo quem apenas gosta de acompanhar o seu artista favorito no show ou cantar junto com a música do rádio deve estar atento para não acabar ficando sem voz no outro dia.

Dia 13 de julho é o Dia Mundial do Rock! Aproveite e solte a voz!

Fernanda Helena Kley – fernandafono@espacodomquixote.com.br
Fonoaudióloga do Espaço Dom Quixote

0 comentários: