RSS

Vitaminas e minerais: uma proteção contra gripes e resfriados


Diariamente necessitamos ingerir diferentes vitaminas e minerais através da nossa alimentação. Uma alimentação inadequada, pobre em nutrientes, pode aumentar as chances de uma pessoa ficar doente, pois a imunidade do organismo fica muito baixa.

Então para não corrermos o risco de pegar uma gripe ou um resfriado, que tal enriquecermos nossa alimentação?

As vitaminas e os minerais são substâncias presentes nos alimentos de origem vegetal ou animal em quantidades muito pequenas quando comparadas aos carboidratos, proteínas e gorduras, mas que são essenciais à saúde e à nutrição adequadas. Embora muitos alimentos contenham essas substâncias, as frutas, as verduras e os legumes são essencialmente ricos em várias vitaminas, minerais e também fibras e devem estar presentes diariamente nas refeições, pois contribuem para a proteção à saúde e diminuição do risco de ocorrência de várias doenças.

As recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira (2006) explica que devemos consumir 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches, sempre variando os tipos na semana. Também é importante comprar os alimentos da estação e estar atento à sua qualidade e estado de conservação.

O incentivo ao consumo desses grupos de alimentos concentra-se principalmente em suas formas naturais. Produtos com altas concentração de açúcar como geléias de frutas e as bebidas com sabor de fruta e os vegetais em conserva, com alto teor de sal, não fazem parte do conjunto de alimentos cujo consumo está sendo incentivado.

As frutas, verduras e legumes são ricos em fibra alimentar e diferentes tipos de vitaminas como carotenóides (precursores vegetais da vitamina A, que existem em grandes quantidades nos vegetais verde-escuros e frutas de coloração amarela ou avermelhada). Essas protegem contra várias doenças oculares, além de auxiliar na imunidade do organismo contra infecções. Já o ácido ascórbico (vitamina C), encontrado nas frutas cítricas, como no limão, laranja, abacaxi, goiaba e bergamota aumenta a absorção orgânica do ferro de origem vegetal, ajudando a prevenir a anemia ferropriva.

Com referência aos minerais, todas as frutas, as verduras e legumes são ricos em potássio, cuja necessidade aumenta proporcionalmente em relação à quantidade de sal (sódio) na alimentação.

As evidências científicas mostram ainda que uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras protegem contra as doenças pulmonares, incluindo a asma e a bronquite. Os estudos científicos mais recentes têm relacionado o consumo de 400g/dia desses grupos de alimentos ao menor risco de desenvolvimento de muitas doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, colesterol alto, triglicerídeos alto, hipertensão, obesidade, doenças cardíacas, etc) e à manutenção do peso adequado.

Por outro lado, uma alimentação baseada apenas em frutas, legumes e verduras não garante proteção contra a deficiência de energia e proteínas, devido à baixa densidade energética desses grupos de alimentos.

O consumo desses alimentos no Brasil é tradicionalmente baixo, é preciso implementar esforços para aumentar substancialmente o consumo desses.


Simone Hess - simonenutri@espacodomquixote.com.br
Nutricionista do Espaço Dom Quixote


Referência bibliográfica:
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia Alimentar para a População Brasileira, Promovendo a alimentação saudável. Brasília- DF, 2006.

0 comentários: