RSS

SHANTALA: um toque de carinho



A Shantala é uma massagem milenar indiana que ganhou popularidade através do ginecologista e obstetra francês Frédérick Leboyer. A Shantala é muito mais do que uma massagem. Além de trazer o cotidiano de cuidado e carinho, transmite amor através do toque sutil das mãos. Esse toque de carinho traz grandes efeitos no desenvolvimento futuro da criança. A Shantala pode ser realizada a partir do primeiro mês de vida, desde que se respeite o processo de cicatrização do cordão umbilical e da sensibilidade da pele do bebê. Pode ser feita em qualquer faixa etária e deve ser realizada até que ambos queiram. Não sendo indicada quando o bebê está com diarréia, febre ou acabou de tomar vacina, pois ela estimula sistema digestivo e altera a circulação do sangue.

A técnica da massagem se baseia em movimentos lentos, suaves compressões e alongamentos passivos por todo o corpo do bebê. Proporcionando o relaxamento, o bem-estar e amplia o contato com bebê fortalecendo o vínculo pais-bebê. O toque traz a lembrança intra-útero. Ao ser tocado após o nascimento, o bebê se lembra daquela sensação de segurança e sente-se protegido.

A massagem é feita com o bebê desnudo e em local aquecido. O bebê é colocado sobre as pernas da mãe, onde recebe o toque acolhedor da mãe. A mãe ou o pai podem utilizar um óleo para que as mãos deslizem mais facilmente pelo corpo do bebê. A duração da massagem depende da aceitação do bebê ao toque, normalmente não passa de 15 a 30 minutos, após pode-se preparar um banho, com o intuito de manter a tranqüilidade para o sono.

Essa massagem traz benefícios, tais como: melhora o relacionamento mãe-pai-bebê e fortalece o vínculo afetivo, ativa a circulação sanguínea e linfática, promove o relaxamento, diminuindo stress, tranqüiliza e melhora qualidade do sono, aliviará ou prevenirá gases, cólicas ou prisão de ventre, amplia capacidade respiratória, aumenta resistência imunológica, auxilia no crescimento físico, favorece o ganho de peso. O bebê desenvolve atenção para o próprio corpo, auxilia no desenvolvimento motor, minimiza o stress na fase de dentição, os pais aprendem a conhecer melhor o bebê.

A Shantala também contribui no tratamento de crianças especiais, tais como: auxilia o pleno desenvolvimento de crianças prematuras, auxilia no tratamento de crianças portadoras de necessidades especiais como Síndrome de Down e Paralisia Cerebral e contribui no tratamento de crianças autistas e hiperativas.


Venha participar dos cursos, palestras e grupos que envolvem a relação pais-bebês no Espaço Dom Quixote!


Priscila Straatmann Morél
Terapeuta Ocupacional e Psicomotricista do Espaço Dom Quixote
priscilato@espacodomquixote.com.br

0 comentários: