RSS

Fisioterapia para as futuras mamães


A gestação é um período muito especial na vida de uma mulher, o seu corpo passa por uma série de modificações ao longo dos meses sendo necessária uma adaptação às novas condições físicas. Por ser o período mais rico e intenso de vivências emocionais, percebemos como é fundamental o equilíbrio da mente e do corpo saudável para a gestante.

O corpo da mulher sofre alterações fisiológicas progressivas e contínuas. As dores na coluna, nas pernas, o inchaço, as alterações hormonais, o aumento da freqüência urinária e ganho de peso são algumas das dificuldades que todas as grávidas enfrentam durante este processo, por isso é imprescindível, adotar cuidados com relação ao corpo e aumentar a sua qualidade de vida.

Nesse sentido, o fisioterapeuta se apresenta como um profissional da área da saúde capaz de contribuir com a melhora da qualidade de vida da gestante, amenizando suas queixas, através de um programa educativo e terapêutico. A fisioterapia atua em todas as fases da gestação, desde a melhora da circulação sanguinea, equilíbrio muscular através da preparação dos membros superiores e inferiores, melhora o controle respiratório facilitando o trabalho de parto, diminuindo a ansiedade e o estresse, melhora da percepção corporal e controle do assoalho pélvico, prevenindo a incontinência urinária, propiciando um melhor condicionamento físico e auxílio na manutenção de peso corporal. Com todo este acompanhamento a gestante é preparada para o parto, seja ele normal ou cesárea, reduzindo o risco de complicações no pós-parto, permitindo maior velocidade de recuperação, além de promover relaxamento e melhora da qualidade de vida das gestantes.

Movimente-se!

Com este acompanhamento, as futuras mamães podem se preparar para o parto com mais tranqüilidade, bem-estar e segurança de uma melhor recuperação no pós-parto.


Priscila Votto Fernandes – priscilafisio@espacodomquixote.com.br
Fisioterapeuta do Espaço Dom Quixote

0 comentários: