RSS

5 coisinhas sobre DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM...


NA LEITURA: observe se seu filho compreende o que leu, pedindo a ele que explique, resumidamente, aquilo que acabou de ler. Tire um tempinho para ouvir seu filho lendo, observando a dicção, volume de voz e entonação. Estimule a leitura e seja um bom exemplo, lendo bastante também!

NA MATEMÁTICA: ao perceber que seu filho está com dificuldade de compreensão matemática, construa com ele jogos para serem jogados em família, envolvendo o conteúdo de aula. Por exemplo: dominó, memória, bingo. É importante fazer da Matemática uma vivência prática, como uma ida ao supermercado, calculando os preços, quantidades, medidas. Assim, a Matemática deixa de ser o famoso "bicho de sete cabeças", difícil de entender.

NA ESCRITA: observe a forma como seu filho escreve e as evoluções que estão ocorrendo. Valorize a organização e estética, bem como os acertos e a criatividade, não deixando que sinalizar os errinhos, auxiliando na correção dos mesmos. Incentive a fantasia e imaginação na escrita dos diferentes gêneros textuais (contos, poesias, narrativas, dramatizações), envolvendo assuntos do interesse da criança.

ATENÇÃO: fique atento se seu filho consegue se concentrar na atividade que está realizando. Caso isso não esteja ocorrendo, é importante investigar os possíveis motivos desta desatenção, que podem ser: ambiente inadequando para o estudo - com barulho e movimentação - ou o próprio horário estipulado: será que ele não está cansado ou acabou de fazer uma refeição?

ESTUDO: verifique como seu filho está estudando e se está estudando! É importante utilizar vários recursos para tornar mais fácil o aprendizado. Sugira para ele a leitura oral, elaboração de resumos e cartazes, confecção de jogos com o assunto a ser estudado, utilização de um gravador para que depois possa ouvir a própria explicação gravada. A participação dos pais no estudo dos filhos é importante: peça que ele lhe explique o conteúdo, faça perguntas relacionadas a matéria, discuta o assunto com ele. É muito importante que se crie uma rotina diária de estudos, ficando bem claro o momento de estudar e o momento de brincar.

Todas estas dicas são muito importantes no dia-a-dia da criança. No entanto, algumas dificuldades de aprendizagem necessitam da intervenção de um especialista. Caso estas 5 coisinhas não sanem a dificuldade de aprendizagem de seu filho, procure um especialista para avaliar a situação.

Fonte: Espaço Dom Quixote - Clínica Transdisciplinar de Infância e Adolescência

Matéria do Espaço Dom Quixote publicada no Caderno Meu Filho -Jornal Zero Hora de 07/06/2010

0 comentários: