RSS

Autismo e o programa Son-rise




Autismo é definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma síndrome presente desde o nascimento e se manifesta invariavelmente antes dos trinta meses de idade e que apresenta características como respostas anormais a estímulos auditivos ou visuais, a fala custa a aparecer, percebe-se a ecolalia, estrutura gramatical imatura, incapacidade de desenvolver contato olho no olho e convívio social conturbado na maioria das vezes.

Entretanto há cerca de trinta anos, surgiu o programa Son-Rise. Esse programa foi desenvolvido por pais de um autista grave que acreditavam na reabilitação do filho diminuindo os traços graves apresentados. Com o passar dos anos o menino melhorou e o programa ganhou notoriedade e vem sendo aplicado internacionalmente em todos os espectros de autismo e dos transtornos globais do desenvolvimento.

O programa baseia-se na abordagem relacional, onde a relação entre pessoas é valorizada. As sessões são individuais (um-para-um) realizadas na casa da pessoa e em um quarto especialmente preparado com poucas distrações visuais e auditivas, contendo brinquedos e materiais motivadores que sirvam como instrumento de facilitação para a interação e subseqüente aprendizagem.

O Programa Son-Rise acredita que para o tratamento dar certo é necessário uma profunda compreensão do desenvolvimento da criança ou do adulto com autismo (ou similares) e no estilo de interação, como maneira de se relacionar com uma criança que inspira a participação espontânea em relacionamentos sociais de forma lúdica. Busca-se compreender como se dá as inter-relações, o agir, o comportamento, a comunicação, etc. No Son-Rise os pais, muito valorizados no programa, assim como os facilitadores e voluntários, aprendem a interagir de forma prazerosa, divertida e entusiasmada com a criança, encorajando então altos níveis de desenvolvimento social, emocional e cognitivo.

Como para o autista é necessário ter paciência e mostrar interesse pelas atividades, o programa adapta algumas atividades para serem motivadora e a apropriadas ao estágio de desenvolvimento específico, propiciando a interação com o facilitador que o ajudará a aprender todas as habilidades do desenvolvimento que são aprendidas através de interações dinâmicas com outras pessoas.

Para maiores informações acessem o site: WWW.inspiradospeloautismo.com.br ou entre em contato com o Espaço Dom Quixote que nós ajudamos você!

Priscila Straatmann – priscilato@espacodomquixote.com.br
Terapeuta Ocupacional e Psicomotricista do Espaço Dom Quixote


0 comentários: