RSS

19 de abril: Dia do Índio e brincadeiras que desenvolvem


O Dia do Índio foi criado pelo presidente Getúlio Vargas através do decreto-lei 5540 de 1943. Sabe-se que o povo indígena é ligado à terra, não para ter dinheiro, mas para sua sustentabilidade. Infelizmente, muitas comunidades indígenas perderam grande parte do seu território.

No entanto, as crianças indígenas possuem muitos brinquedos feitos de palha, madeira e barro. Normalmente, os adultos fabricam para as crianças animais de palha para iniciarem as suas brincadeiras. Em geral, os brinquedos representam os objetos usados na sociedade e, além de fazerem as crianças se divertir, esses objetos as educam para as tarefas que terão de realizar quando se tornarem adultas.

Poder brincar de arco e flecha, jogar pião, caminhar com perna de pau ou aprender a jogar cama de gato, envolve muitos movimentos motores na sua realização além de proporcionar conhecimento e desenvolvimento.

Nas aldeias não existe vídeo-game ou televisão, mas existem partidas de pião e corridas de perna de pau.

Você já imaginou a sensação de alegria e prazer ao realizar essas atividades em conjunto com a sua turma ou até mesmo com o seu filho?

Cada uma dessas brincadeiras proporciona o aumento de adrenalina no sangue, torna emocionalmente confiante a criança, possibilita o aprimoramento dos movimentos motores amplos e finos, como segurar lápis e borracha, segurar pratos e talheres. Assim como, ao jogar peteca, o equilíbrio é desenvolvido e as percepções do espaço à sua volta se aprimoram.

Entretanto, em todas essas brincadeiras, as noções básicas de educação e sensibilidade (como as regras sociais) são passadas e absorvidas pelas crianças maior tranqüilidade e aceitação. Assim, o jogo, a brincadeira se torna mais divertida e os conceitos fundamentais de ensino-aprendizagem são mais facilmente absorvidos.

Aproveite o Dia do Índio e divirta-se!

Priscila Straatmann

Terapeuta Ocupacional e Psicomotricista do Espaço Dom Quixote

0 comentários: