RSS

A Páscoa: os alimentos e sentimentos envolvidos




A Páscoa acontece 46 dias depois do Carnaval, por isso é uma festa móvel, ocorre todo ano numa data diferente. Muita gente não entende que relação existe entre coelhos e a páscoa, porque ele distribui ovos de chocolate se na verdade os coelhos são mamíferos e desta forma não colocam ovos.

Pois bem, o coelho é um símbolo de fertilidade já que se reproduzem com facilidade e geram grande quantidade de filhotes. O ovo simboliza o nascimento, o surgimento da vida e a origem do mundo. Conta a história que os chineses tinham o costume de presentear os amigos com ovos coloridos durante a Festa da Primavera, entre março e abril para comemorar a boa colheita. Os ovos de galinha foram sendo trocados pelos de madeira, prata, ouro, até chegarem aos de chocolate.

Além disso, tem todo o significado religioso da páscoa, quando acontece a morte e ressurreição de Jesus, o período mais importante do Cristianismo que marca o renascimento da fé, esperança de uma vida nova representados por vários ícones pascais, principalmente pelos coelhos e ovos.
Com o surgimento das indústrias de chocolate a idéia veio para ficar. Aproveitando-se da condição de que há pessoas que nascem com deficiência de endorfina, que desde a primeira vez que ingerem substâncias que elevam seus níveis anormalmente baixos, elas sentem uma fantástica sensação de bem-estar. Inclusive foi descoberto que as estruturas moleculares do açúcar e do álcool são semelhantes quando decompostas no corpo, ambas são substâncias modificadoras do humor.

Outro detalhe importante é que se descobriu que o cérebro é, provavelmente, o órgão mais sensível do corpo. A diferença entre sentir-se disposto ou deprimido, são ou insano, calmo ou eufórico, inspirado ou melancólico depende muito daquilo que se põe na boca. Aliás, verifica-se que as mulheres tendem a abusar mais da comida do que os homens, que se voltam mais para o álcool e o cigarro.

A impressão que se tem é que a vontade de comer um chocolate não passa com outro doce. A química que ocorre entre o chocolate e o nosso prazer é especial, ele dá energia, relaxa as tensões, devido a um de seus componentes básicos, o aminoácido feniletilamina, precursor da serotonina, substância que fabricamos naturalmente em situações de felicidade.

O chocolate tem relação com as alegrias, carinho e afeto da infância. O negro mais consumido por adultos, os sem açúcar por idosos ou diabéticos e o branco mais preferido por crianças, embora o açúcar raramente seja visto como a droga que ele é na realidade.

Enfim, “Quando há uma falha na compreensão humana”, disse o poeta Goethe, “Os homens criam novas palavras”. Do mesmo modo quando não está satisfeito busca o prazer ou pelo menos algo que disfarce a insatisfação e torne a vida mais gostosa.

A equipe do Espaço Dom Quixote deseja uma excelente páscoa para todos!!!!!

Andréa de Espíndola
Psicóloga e psicomotricista do Espaço Dom Quixote

0 comentários: