RSS

Dia Internacional da Mulher: atenção para a precocidade das meninas!

Hoje é o Dia Internacional da Mulher e o Espaço Dom Quixote aproveita para desejar um parabéns especial a todas as mulheres. No entanto, como somos uma clínica especializada no atendimento de crianças e adolescentes, aproveitamos a data para instigar uma reflexão sobre a precocidade das meninas na sociedade contemporânea.

De repente, aquela menininha que brincava de boneca não está mais ali. No lugar dela, uma pequena moça, que já se porta com alguns trejeitos de adulta, apesar de o corpo mostrar que nem mesmo chegou à adolescência. Parece que foi ontem que ela nasceu... Mas a transformação, pouco a pouco, em mulher, chega mais cedo do que o esperado. Como se preparar e encarar essas mudanças, que têm ocorrido cada vez mais cedo?

É importante ficar alerta para que a menina possa viver bem essa etapa da infância e puberdade, tendo claro que ela terá muito tempo para ser mulheres, por isto, não é necessário incentivar tanto a vaidade, a sexualidade e a competição. Muitas garotinhas de 8, 9, 10 anos, mais parecem miniaturas de adultos. Usam acessórios, maquiagem e pintam as unhas com cores fortes, andam de sapatos de salto alto e vão para a escola como se fossem mulheres adultas indo a uma festa, o que se torna um grande desconforto e as impede de correr, brincar e jogar como deveriam fazer as meninas de sua idade. Às vezes é necessário puxar o freio de mão das pequenas e estimulá-las a aproveitar a idade e os benefícios da mesma.

Esta maturidade precoce faz com que meninas percam fases indispensáveis das suas vidas, acumulando experiências muito cedo, sem conseguir refletir sobre elas. É preciso ter bom senso para saber quando dizer "sim" e "não" e o diálogo nunca deve ser dispensado. É normal que a menina ensaie uma vaidade utilizando bolsas, batons, queira pintar as unhas e usar salto alto, mas vamos com calma: há maquiagens próprias para crianças, o esmalte pode ser bem clarinho, a bolsa deve ser de menina e o salto alto, vamos deixar que ensaie os primeiros passos dentro de casa com o sapato da mamãe que mais tarde ela ganhará os dela para sair na rua. Há muito tempo pela frente para se equilibar nas alturas dos saltos...

Sabemos que a sociedade estimula a precocidade infantil, que as meninas estão menstruando cada vez mais cedo e que a infância de hoje não é a mesma pela qual passamos, mas nós, pais, educadores e profissionais da área de saúde, podemos mostrar às pequenas que há tempo para tudo e que o tênis e o baton rosinha combinam muito mais com o pátio da escola do que uma super maquiagem e o esmalte vermelho.

Fabíola Scherer Cortezia
Psicóloga do Espaço Dom Quixote

Às 19 horas de hoje, dia 08/03, confiram a entrevista da psicóloga do Espaço Dom Quixote, Fabíola Scherer Cortezia, na TV Unisinos, abordando a precocidade das meninas!





0 comentários: