RSS

Doença Celíaca: Intolerância permanente ao glúten

Para que possamos aproveitar os nutrientes contidos nos alimentos, é preciso que nosso trato gastrointestinal (estômago, intestinos e órgãos auxiliares) modifique os alimentos, quebrando-os em pequenas partes, possíveis de serem digeridas.

O que é doença celíaca?

A doença celíaca, ou intolerância permanente ao glúten, é uma condição autoimune que ocorre em pessoas geneticamente suscetíveis e se caracteriza por uma sensibilidade intestinal ao glúten, o que, por sua vez, desencadeia um processo imunológico (as células de defesa do corpo da pessoa começam a agir de forma muito intensa), prejudicando a digestão e absorção dos alimentos que contenham glúten.

O que é glúten?

O glúten é a principal proteína presente em cereais como trigo, centeio, cevada, malte e aveia. Esses cereais são muitos utilizados na composição de alimentos, em medicamentos, biscoitos, bolos, massas, algumas bebidas alcoólicas (cerveja, whisky, vodca), pizza etc.

Quando e como a doença celíaca se manifesta?

Essa doença costuma se manifestar nos primeiros anos de vida, mas pode aparecer mais tarde, também na idade adulta. Não se sabe ao certo a prevalência dessa doença na população, pela deficiência e demora de seu diagnóstico.

A intensidade dos sintomas é muito variável, podendo uma pessoa passar anos sem apresentar nenhuma manifestação. Comumente ocorrem: diarreia ou constipação, enxaqueca, desnutrição, gases intestinais, estufamento e dor abdominal, perda de peso, anemia, falta de apetite, entre outros.

Quais são as consequências?

Em crianças e adolescentes, a doença celíaca pode acarretar atraso no crescimento e no desenvolvimento. Outras consequências sérias da doença não tratada ou descoberta muito tardiamente são a osteoporose e o desenvolvimento de cânceres intestinais.

Como é feito o diagnóstico da doença?

Através da biópsia do intestino delgado, da dosagem de anticorpos específicos e da resolução total dos sintomas a partir da retirada dos alimentos-fonte de glúten.

Qual é o tratamento?

O tratamento consiste em uma dieta isenta de alimentos que contenham glúten, por toda a vida.

O que se pode utilizar em lugar do trigo e dos outros cereais que contêm glúten?

Os substitutos do trigo mais comumente utilizados são: milho, arroz, batata e seus derivados (ex: amido de milho, creme de arroz, polvilho, fécula de batata...)

Como saber se algum alimento industrializado contém ou não glúten?

Desde 2003, uma lei federal obriga as empresas a descreverem no rótulo se o produto contém ou não glúten.

Receitas isentas de glúten:

BISCOITO DE QUEIJO
Ingredientes:
200 gramas de margarina
1½ xícara de açúcar
1 colher (chá) de sal
2 ovos
1 xícara (chá) de queijo ralado
500 gramas de polvilho doce

Modo de preparo:
Bata em creme a margarina, o açúcar e o sal. Sempre batendo junte os ovos e o queijo. Vá acrescentando o polvilho aos poucos. Amasse bem, até obter uma massa homogênea. Enrole a massa em cordões e corte. Coloque em tabuleiro untado e asse em forno moderado por mais ou menos 20 minutos.

MASSA DE PANQUECA:
Ingredientes:
1 copo (requeijão) de amido de milho
1 copo (requeijão) de leite
1 ovo
1 colher (sopa) de queijo ralado
sal a gosto

Modo de preparo:
Bater tudo no liquidificador e colocar porções da massa em frigideira ou panquequeira, levemente untada. A massa fica melhor se descansar por 1 hora. Recheio e molho de sua preferência.

FONTES DAS RECEITAS: Acelbra (Associação dos Celíacos do Brasil) e www.receitassemgluten.hpg.com.br.

Se você é celíaco, CUIDE-SE! A sua qualidade de vida depende de uma adequada ALIMENTAÇÃO!!

Débora Kilpp
Nutricionista do Espaço Dom Quixote

0 comentários: