RSS

Geração Y


Você saberia identificar essa turma? Eu, você e todos que estão lendo este texto, certamente se incluem nessa geração. No Brasil, denominamos geração y todos aqueles nascidos no período entre 1980 a 1990. Nascemos na era da tecnologia, numa época em que houve intensa valorização da infância.

Crescemos jogando video-game, ouvindo música e acessando a internet, criamos a maioria dos blogs e também populamos a maioria das comunidades e redes sociais. São jovens antenados, dinâmicos e que fazem várias atividades ao mesmo tempo e com a auto-estima valorizada.

Criou-se então, um grupo de pessoas com mentalidade forte, cheios de energia, com entusiasmo e prontos para inovar e mudar o mundo. Gostam de mudanças e detestam monotonia. Mesmo sendo individualistas se preocupam com o meio ambiente e possuem profunda consciência social. Vivem por eles.

No lado profissional, estão sempre procurando conhecimentos técnicos e capacitação profissional, trabalham bem em equipe, além de serem muito responsáveis. Empregos que ofereçam flexibilidade de horário, mobilidade e planos de carreira, lhes satisfazem. Procuram reconhecimento sem medo de arriscar.

Ao mesmo tempo que não seguem regras bobas, que contenham exageros, eles respeitam as pessoas e gostam de ser respeitados pela transparência e pela espontaneidade. Se subordinam a vínculos e não a cargos. Trabalham com autonomia, mas precisam de feedbacks sobre como está indo seu trabalho, sua performance. No entanto, não lidam bem com restrições, limitações e frustrações.

Em suma, são pessoas que buscam significado naquilo que realizam, que acreditam que o objetivo do trabalho é a realização pessoal e que procuram o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Além disso, procuram aprender com seus superiores e sabem que também podem ensiná-los. Assim funcionam suas redes interpessoais, na base da relação horizontal.


VIVA A GERAÇÂO Y !!!!
Priscila Straatmann
Terapeuta Ocupacional e Psicomotricista do Espaço Dom Quixote

0 comentários: