RSS

Férias é tempo de brincar com seus filhos

Se para a maioria das pessoas férias é tempo de descanso, para as crianças férias significa diversão. Jogos, brincadeiras e passeios são indispensáveis para as férias da criançada. Então porque não aproveitar o tempo livre e se dedicar um pouco mais a seus filhos? Brincar junto com eles é uma experiência encantadora e é possível aproveitar estes momentos para estimular o desenvolvimento de seu filho.

Não é necessário nenhum jogo ou brincadeira específica, qualquer atividade pode ser utilizada, mas para que a estimulação seja eficiente algumas regras são importantes.

A atividade deve ser:
- nova, na medida do possível;
- interessante;
- alegre;
- variada;
- curta, para que não canse logo;
- lógica, pois o objetivo é aprender brincando;
- do mais fácil ao mais complicado;
- respeitando o ritmo de cada criança;
- empregando elogios, reforçando os êxitos da criança.

Quando for brincar com a criança, deixe ela explorar os brinquedos, descobrir, experimentar; faça com que a criança imagine situações com os brinquedos, inventando histórias, personagens e assim estimulando a sua função simbólica; quando observar que a criança permanece em uma atividade fácil e repetitiva, incentive ela com perguntas motivando o interesse e a continuidade pela brincadeira; observe e acompanhe a reação da criança durante a atividade procurando compreender, sem antecipar soluções, deixe a criança desenvolver seu raciocínio e apenas dirija ela se a criança apresentar alguma dificuldade; incentive para que a criança verbalize as relações estabelecidas mentalmente; oportunize a troca de idéias e pontos de vista favorecendo a interação social, construindo diálogos a partir das situações vivenciadas na brincadeira.

Os melhores jogos de estimulação são os prórios pais e o melhor presente para a criança é um sorriso de seus pais ou um carinho.
Brinque e divirta-se!

Fernanda Helena Kley
Fonoaudióloga do Espaço Dom Quixote

0 comentários: