RSS

Quando Procurar um Fonoaudiólogo???


A fonoaudiologia é uma área da saúde que trata dos distúrbios da comunicação humana, e está dividida em quatro grande sub áreas: a voz, a audição, a motricidade orofacial e linguagem. Um bom exemplo que nos mostra um distúrbio na comunicação humana relacionado à linguagem é o Cebolinha.

Quem não conhece as histórias da Turma da Mônica? O personagem Cebolinha, interpreta muito bem o papel de muitas das crianças que ainda não conseguem dizer todas as consoantes do português brasileiro. Segundo a Fonoaudióloga Ananda Ramos, a procura por um profissional deve ser feita quando a criança não consegue dizer mais de quatro palavras se comparada à fala de uma criança de mesma idade.

A explicação para isto é que todas as crianças passam por etapas na aquisição da língua e estas etapas são geralmente universais. Para cada letra do português, que chamamos de fonema em sua forma mais abstrata, tem uma idade aproximada para ser adquirido. Portanto se uma criança não consegue dizer “papai” com aproximadamente 1 ano e 6 meses, já é motivo para procurar um profissional, pois como esta idade a criança já deveria estar falando palavras com as consoantes “p, b e m”, Fique atento no seu filho, e não espere o período escolar para procurar um profissional, em algumas situações, apenas orientações são suficientes.

Ananda Ramos
Fonoaudióloga do Espaço Dom Quixote
Mestranda em Lingüística Aplicada - PUCRS

0 comentários: