RSS

Quando Procurar um Fonoaudiólogo???


A fonoaudiologia é uma área da saúde que trata dos distúrbios da comunicação humana, e está dividida em quatro grande sub áreas: a voz, a audição, a motricidade orofacial e linguagem. Um bom exemplo que nos mostra um distúrbio na comunicação humana relacionado à linguagem é o Cebolinha.

Quem não conhece as histórias da Turma da Mônica? O personagem Cebolinha, interpreta muito bem o papel de muitas das crianças que ainda não conseguem dizer todas as consoantes do português brasileiro. Segundo a Fonoaudióloga Ananda Ramos, a procura por um profissional deve ser feita quando a criança não consegue dizer mais de quatro palavras se comparada à fala de uma criança de mesma idade.

A explicação para isto é que todas as crianças passam por etapas na aquisição da língua e estas etapas são geralmente universais. Para cada letra do português, que chamamos de fonema em sua forma mais abstrata, tem uma idade aproximada para ser adquirido. Portanto se uma criança não consegue dizer “papai” com aproximadamente 1 ano e 6 meses, já é motivo para procurar um profissional, pois como esta idade a criança já deveria estar falando palavras com as consoantes “p, b e m”, Fique atento no seu filho, e não espere o período escolar para procurar um profissional, em algumas situações, apenas orientações são suficientes.

Ananda Ramos
Fonoaudióloga do Espaço Dom Quixote
Mestranda em Lingüística Aplicada - PUCRS

Espaço Dom Quixote esperando o Papai Noel

f









Um momento doce e cheio de significado para as nossas vidas. É tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida e tudo que a cerca. É momento de deixar nascer essa criança pura, inocente e cheia de esperança que mora dentro de nossos corações.

É sempre tempo de contemplar aquele menino pobre, que nasceu numa manjedoura, para nos fazer entender que o ser humano vale por aquilo que é e faz, e nunca por aquilo que possui.

O Natal é um dia festivo e espero que o seu olhar possa estar voltado para uma festa maior, a festa do nascimento de Cristo dentro de seu coração. Que neste Natal você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra amor, que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo que você viva sempre com muita felicidade.
Também é tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz. Teremos outras 365 novas oportunidades de dizer à vida, que de fato queremos ser plenamente felizes.

Todo Ano Novo é hora de renascer, de florescer, de viver de novo.Aproveite este ano que está chegando para realizar todos os seus sonhos!

FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO, é o que o ESPAÇO DOM QUIXOTE deseja à todos vocês!!!!




Curso: O Cuidado com o Cuidador

Comece o ano desestressando e se cuidando...


O Espaço Dom Quixote está promovendo um curso para todos aqueles que cuidam de alguém, sejam pais, professores, profissionais da área da saúde ou da educação. Enfim, todos aqueles que, muitas vezes abrem mão de seu próprio bem-estar em prol do bem-estar do outro.

Você, cuidador, também precisa se cuidar para poder estar bem para cuidar do outro. Aprenda como gerenciar o seu estresse e e ter qualidade do vida, no curso "O CUIDADO COM O CUIDADOR"

DATA: 26 e 27 de Janeiro de 2010
HORÁRIO: 18h30min às 21h30min

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

- O que é estresse
- Como identificar o estresse
- Como gerenciar o estresse
- Bournout
- Autocuidado
-Mente sã, corpo equilibrado
-Como identificar as tensões
- Técnicas respiratórias e expressivas
- Qualidade de vida
- Alternativas para driblar o estresse


INVESTIMENTO: R$ 90,00
INSCRIÇÕES: até 20/01/2010, pelo fone 3037.7167 ou no local

FORNECEMOS CERTIFICADO!

Dia do Fonoaudiólogo


Dia 09 de dezembro é o dia do FONOAUDIÓLOGO, data importante para todos estes profissionais que atuam em diferentes áreas auxiliando desde bebês até idosos. Muitas pessoas necessitam de um fonoaudiólogo e se beneficiam do acompanhamento deste profissional.

Dificuldades de audição, desvios na fala, alterações de linguagem, gagueira, queixas de voz, dificuldades de aprendizagem, transtornos do desenvolvimento, alterações na musculatura orofacial são alguns dos casos em que o fonoaudiólogo pode atuar com o objetivo de aumentar a qualidade de vida de todos os que sofrem com algum distúrbio da comunicação.

A Fonoaudiologia auxilia para que todos tenham uma comunicação clara e eficaz e o dia 09 de dezembro nos faz refletir sobre o quanto a comunicação é fundamental em nossas vidas para expressarmos nossas opiniões, vontades e sentimentos. Aprimore sua comunicação!

Parabéns a todos os fonoaudiólogos!

Fernanda Helena Kley
Fonoaudióloga do Espaço Dom Quixote

Será que meu filho tem Déficit de Atenção e Hiperatividade?

O Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é causado por uma disfunção no Sistema Nervoso Central, mas com fatores ambientais e familiares que, em muitos casos, acentuam as características desse déficit. É, na verdade, uma diminuição severa da capacidade de concentração! A criança ou adolescente com TDAH não consegue concentrar-se no foco desejado, mudando tais focos constantemente. Com isto, o rendimento em sala de aula decai, o aluno vira um “serelepe” nas aulas, atrasa atividades, perde materiais, anda ou corre pela classe e pelo pátio o tempo todo, perturba os colegas, faz e diz coisas sem pensar. Ôps, quem está lendo esta reportagem deve estar pensando: “Descobri, meu filho/aluno tem Déficit de Atenção e Hiperatividade!”

Calma e cuidado com o diagnóstico, é minha dica para pais e professores! É muito importante nos darmos conta de que, atualmente, qualquer criança mais peralta, ou criada sem limites, já é considerada Hiperativa. É um grande erro rotular desta forma! No entanto, parece conveniente. A família “ganha” uma desculpa para a falta de tempo e limites, a escola “ganha” uma resposta para a angústia do fracasso escolar, e todos “ganham” com a medicação do educando, em geral a famosa Ritalina, que deixa a criança “centrada e obediente”. Poderíamos chamar a Ritalina da DROGA DA OBEDIÊNCIA, e sendo assim, nossos supostos hiperativos poderiam ser “ADESTRANDOS”, no lugar de educandos.

Só porque a criança brinca muito, não se concentra na mesma tarefa durante muito tempo e deixa os brinquedos esparramados pela sala, não significa que tem Déficit de Atenção ou Hiperatividade. As crianças, de modo geral, têm dificuldades para concentrar-se na mesma tarefa durante muito tempo, além do mais, agitação não é hiperatividade e falta de limites e de diálogo não transforma alguém em hiperativo. Antes de rotular, é melhor sabermos como identificar e, principalmente, como lidar com crianças excessivamente agitadas (neste mundo agitadíssimo). As crianças da atualidade têm estímulos múltiplos de todos os lados e têm pais estressados, que possuem uma jornada tripla de trabalho e pouco tempo para dedicar aos filhos. Ufa, será que nossas crianças e adolescentes, ao invés de Ritalina, não estão implorando por um pouco de tempo, cuidado e regras?

Somente um diagnóstico em conjunto entre neurologista, psicólogo, família e escola é que pode trazer a certeza de um tratamento correto e, quando necessário, com uso de medicação. No entanto, a Ritalina não deve ser a salvação para continuarmos adultos acomodados, com pouco tempo para cuidarmos de nossos filhos, pouca motivação para elaborarmos aulas interessantes e pouca capacidade para impormos regras claras! Um bom diagnóstico com um profissional qualificado é o melhor caminho para agirmos adequadamente!

Fabíola Scherer Cortezia
Psicóloga do Espaço Dom Quixote