RSS

Anorexia nervosa na Infância e Adolescência

A anorexia nervosa é um transtorno alimentar caracterizado por uma perda de peso auto induzida, distúrbios psicológicos tais como características obsessivo-compulsivas, crenças irracionais e anormalidades fisiológicas. Ocorre restrição alimentar auto-imposta, padrão alimentar bizarro e acentuada perda de peso, que leva a seqüelas graves. Há a presença de um medo obsessivo e irracional de engordar e preocupação excessiva com peso, forma corporal e alimentação. É comum a presença de distorções da imagem corporal, em que a pessoa considera estar acima do peso, mesmo estando gravemente emagrecida. Outro diagnóstico muito encontrado é a ausência regular da menstruação (amenorréia).

Especificam-se dois tipos de anorexia nervosa:
– restritivo: prevalecem comportamentos voltados ao controle da ingestão alimentar, como refeições restritivas (ex.: alimentação com poucas calorias, de baixo teor de gordura e poucas proteínas), diminuição do número de refeições diárias, ou jejum, que pode ser de algumas horas ou períodos mais longos.
– bulímico: prevalecem comportamentos purgativos como vômitos, diarréia decorrente do abuso de laxantes; uso/abuso de inibidores do apetite e laxantes, prática de exercício excessivo voltado à perda de peso, além dos comportamentos restritivos que também podem estar presentes.

Algumas pessoas com anorexia nervosa podem alternar entre os dois subtipos em diferentes períodos de sua doença.

As conseqüências físicas são semelhantes as de um estado de desnutrição crônico. Quando acomete crianças ou adolescentes, interfere na curva de crescimento, levando a estaturas menores do que as esperadas, e atrasa ou até interrompe o desenvolvimento puberal.

O tratamento da anorexia nervosa envolve aspectos psicológicos e nutricionais. Deve-se fazer o paciente entender que o transtorno alimentar é um problema e não uma solução para os seus problemas. Em primeiro lugar, deve-se restaurar os hábitos alimentares e a saúde corporal e depois resolver questões psicológicas.

Em geral as pessoas com anorexia são relutantes em ganhar peso. Para incentivá-las é necessário o estabelecimento de uma relação de confiança entre o profissional da saúde e o paciente.

Durante todo o tratamento são fornecidas informações sobre a sua doença, os riscos que ele está correndo e a importância da recuperação.

Simone Hess
Nutricionista do Espaço Dom Quixote

0 comentários: