RSS

Dá pra passar de ano?

A psicóloga Fabíola Cortezia criou uma rotina para organizar os estudos de Marlon de Sá.

Foto Luís Félix/GES

Chegou o boletim do segundo trimestre e junto com ele notas e conceitos que apavoram os pais, além de recomendações da professora de que é preciso muito esforço para conseguir vencer as dificuldades e não reprovar de ano. Pais e filhos se dão conta de que o problema é sério e é preciso buscar ajuda. Mas por que o filho ou aluno não está aprendendo? Para a professora e psicóloga Fabíola Scherer Cortezia, do Espaço Dom Quixote, de São Leopoldo, a aprendizagem escolar também é considerada um processo natural, que resulta de uma complexa atividade mental, na qual pensamento, percepção, emoções, memória, motricidade e conhecimentos prévios estão envolvidos e em que a criança e o adolescente deve sentir o prazer em aprender.

Cartilha rápida para pais, professores e alunos
- pais, dêem o exemplo, estudando e lendo na frente de seus filhos;
- pais e professores despertem nas crianças o desejo de crescer, aprender e progredir;
- diálogo, muito diálogo para entender o que está acontecendo;
- críticas vazias do tipo: "preguiçoso e bagunceiro" somente reforça o rótulo do sujeito e não auxilia em nada, então é muito mais interessante o incentivo e a ajuda.
- estabelecer regras claras: hora para estudar, hora para brincar e sair com os amigos: se não tiver estudo, não há brincadeiras e idas a casa do amigo.
- buscar auxílio de um profissional da área da saúde e educação para diagnosticar onde está o problema e como solucioná-lo.
- À garotada, os profissionais também dão dicas importantes: vale a pena se esforçar um pouco mais nesta reta final para não perder o ano!

Confira a matéria completa no caderno Viver com Saúde do jornal NH, veiculada no dia 27/10/09.

0 comentários: